O Renault Kardian tem seu primeiro recall no Brasil e o problema é uma ameaça grave aos ocupantes, ainda que remotamente possa acontecer. Mas, não serão todas as unidades e sim apenas uma versão do crossover compacto.
Por isso, a Renault está convocando preventivamente os proprietários do modelo Kardian Evolution a comparecem à rede de concessionárias da marca francesa para a substituição dos tambores de freio traseiros.
Em nota, a Renault descreveu o problema que acomete os tambores de freio dessa versão em específico. Ela diz: “Após uma investigação aprofundada, com testes e análises locais, ficou constatado que, devido a uma falha de produção, os parafusos das rodas traseiras podem apresentar uma fixação insuficiente, em razão de uma possível deterioração da rosca dos tambores do freio traseiro”.
O comunicado continua: “A fixação inadequada dos parafusos, poderá ocasionar um ruído e deslocamento das rodas traseiras, gerando uma perda nas características originais de dirigibilidade. Em casos extremos, esta condição pode resultar em acidentes com lesões graves e/ou fatais aos ocupantes”.
Nese último é importante salientar que terceiros podem ser atingidos em eventual acidente com o Kardian Evolution devido ao problema apontado pela montadora.
Assim, a Renault explica que o serviço constituirá na substituição dos tambores dos freios traseiros e dos parafusos das rodas dianteiras e traseiras, o que demandará até 1h05 de tempo de serviço, ressaltando que o reparo é gratuito.
Para mais informações e agendamento, a Renault tem disponível o site www.renault.com.br/recall ou o telefone para o SAC 0800 055 5615. Por isso, ressaltamos ser importante o comparecimento à rede para atendimento ao recall, o mais breve possível.
Vale ressaltar que todas as versões do Kardian possuem tambores de freio atrás, mas que somente a versão Evolution está incluída no recall, sendo as unidades feitas entre 15 de março e 03 de maio, dos chassis J001446 ao J007306, não sequenciais.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!