Renault Kardian vs Chevrolet Tracker: Francês é mais barato e mais equipado

chevrolet tracker midnight 2024 (3)
chevrolet tracker midnight 2024 (3)

O novo Kardian continua enfrentando diversos rivais em nossos comparativos, e hoje é a vez de ver quem é melhor numa disputa contra o Tracker.

Será que o novato tem o que precisa para enfrentar o vice-líder de 2023?

Além do bom desempenho nas vendas no ano passado, o Chevrolet oferece um bom nível de equipamentos e tem dois motores turbinados em sua linha.

Quem se deu melhor dessa vez?

Confira!

renault kardian impressoes 3
renault kardian impressoes 3

Kardian barato até quando?

Com uma proposta mais agressiva no mercado, os preços do novo Kardian 2024 são um destaque, mas é claro que isso também ocorreu com o Tracker e outros SUVs quando foram lançados.

Posteriormente, é bem provável que a marca anuncie aumentos para sua novidade.

Por enquanto, o modelo da Renault começa em R$ 112,8 mil na versão de entrada Evolution. Assim como o restante da gama, ela é equipada com o novo motor 1.0 turbo de 125 cv e câmbio automático de seis marchas.

As duas versões acima dessa configuração inicial exigem um salto de aproximadamente R$ 10 mil, com a intermediária Techno saindo por R$ 122,9 mil e a topo de linha Première Edition custando quase R$ 132,8 mil.

Confira os preços do Kardian 2024:

  • Kardian Evolution 1.0 Turbo AT – R$ 112.790
  • Kardian Techno 1.0 Turbo AT – R$ 122.990
  • Kardian Première Edition 1.0 Turbo AT – R$ 132.790
chevrolet tracker midnight 2024 (5)
chevrolet tracker midnight 2024 (5)

A Chevrolet voltou a comercializar a versão de entrada do Tracker, que não tem uma nomenclatura específica e parte de quase R$ 120 mil.

Ou seja, esse SUV está num degrau acima quando o assunto é a tabela de preços.

Com o mesmo motor 1.0 turbo de 116 cv e câmbio automático de seis marchas, a linha ainda apresenta as versões LT, Midnight e LTZ. Elas ficam entre R$ 138 mil e R$ 150,8 mil, lembrando que a Midnight tem o visual escurecido.

Por fim, o Tracker ainda oferece o motor 1.2 turbo de 133 cv nas versões RS, outra que apresenta um visual exclusivo, e Premier.

Elas custam R$ 167,1 mil e R$ 170,1 mil, comprovando que a tabela do Chevrolet é bem mais salgada que seu rival neste comparativo.

renault kardian impressoes 5
renault kardian impressoes 5

Veja os preços do Tracker 2024:

  • Tracker 1.0 Turbo AT – R$ 119.900
  • Tracker LT 1.0 Turbo AT – R$ 138.040
  • Tracker Midnight 1.0 Turbo AT – R$ 148.490
  • Tracker LTZ 1.0 Turbo AT – R$ 150.730
  • Tracker RS 1.2 Turbo AT – R$ 167.110
  • Tracker Premier 1.2 Turbo AT – R$ 170.140

VENCEDOR: Kardian.

O francês é mais equipado

Com preços mais altos, o Tracker tem apenas duas versões que podem ser comparadas com o Kardian para sabermos qual deles é mais equipado.

O primeiro confronto é entre o Kardian Techno (R$ 122.990) e o Tracker 1.0 Turbo AT (R$ 119.900).

Mais caro, o Renault oferece rodas aro 17, faróis em LED com regulagem de altura, alerta de pressão dos pneus, sensor de estacionamento, alerta de colisão frontal com frenagem automática, A/C automático, trocas de marcha no volante, bancos em couro, start/stop e freio de estacionamento elétrico.

renault kardian impressoes 10
renault kardian impressoes 10

A única vantagem do Tracker é o acendimento automático dos faróis, sendo que ambos contam com seis airbags, câmera de ré, assistente em rampa, luzes diurnas, piloto automático, chave presencial e multimídia de oito polegadas com espelhamento sem fio.

Ao comparar o Kardian Première Edition (R$ 132.790) com o Tracker LT (R$ 138.040), o modelo da Chevrolet tem apenas o Wi-Fi como diferencial, novamente perdendo para seu rival.

O Renault tem câmera 360º, faróis de neblina, sensores dianteiros, alerta de ponto cego, controle de velocidade adaptativo e carregador por indução, além de continuar sendo o único com diversos itens citados no comparativo acima.

Resumindo, o Tracker está longe de ser um SUV pelado, mas você precisa subir um pouco mais em sua gama (e pagar bem mais caro) para ter o mesmo nível de itens oferecido no Kardian. Por isso, o novato leva a melhor nesse quesito.

VENCEDOR: Kardian.

chevrolet tracker midnight 2024 (9)
chevrolet tracker midnight 2024 (9)

O Kardian não é tão econômico

De olho na tendência do mercado, o Kardian já chegou com uma grande novidade debaixo do capô: o novo motor 1.0 TCe, que tem 3 cilindros e turbocompressor.

Ele entrega 125 cv e 22,4 kgfm, sempre ligado ao câmbio automático de 6 marchas, que também é novo em nosso mercado.

Com esse conjunto, qualquer versão do Renault consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos, com velocidade máxima de 185 km/h. Mas será que isso é suficiente para encarar o Tracker?

Do lado da Chevrolet, temos o conhecido 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm, também com transmissão automática de 6 velocidades. Ele chega aos 100 km/h em 10,9 segundos, alcançando 177 km/h de máxima.

chevrolet tracker midnight 2024 (8)
chevrolet tracker midnight 2024 (8)

Mesmo perdendo com esse propulsor, o Tracker ainda dispõe do 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm nas versões mais caras. Com o mesmo câmbio, ele leva 9,4 segundos até os 100 km/h e chega à máxima de 185 km/h.

Além do melhor desempenho, o Chevrolet também ganha a disputa no consumo.

Sua versão 1.0 turbo é a melhor em todas as medições, mas é interessante notar que o Kardian também fica atrás do Tracker 1.2 turbo na estrada.

Consumo Kardian Tracker 1.0 Turbo Tracker 1.2 Turbo
Cidade – etanol 7,4 7,8 7,2
Cidade – gasolina 10,7 11,2 10,4
Estrada – etanol 8,3 9,6 9,2
Estrada – gasolina 11,6 13,6 13,2

VENCEDOR: Tracker.

renault kardian impressoes 9
renault kardian impressoes 9

A vantagem do porta-malas maior

A disputa do Kardian não será contra todos os SUVs compactos, mas seu espaço interno não é ruim e esse lançamento reserva algumas boas surpresas para seus passageiros.

E olha que ele é menor que o Tracker em quase todas as medidas.

O modelo da Chevrolet ganha no comprimento (4,27 x 4,12), na largura (1,79 x 1,77) e na altura (1,62 x 1,54), mas é curioso ver que o Kardian tem 2,60 m de entre-eixos, contra 2,57 m do Tracker.

Como já citamos em outros comparativos, isso é uma boa notícia para quem anda na segunda fileira do Renault, pois ele consegue oferecer um espaço razoável para as pernas. Além disso, ainda tem duas entradas USB e um porta-objetos.

chevrolet tracker lt turbo avaliação na 33
chevrolet tracker lt turbo avaliação na 33

No Tracker, o espaço acaba sendo muito parecido, mas não existe um porta-objetos. Com exceção dessa pequena diferença, dá para dizer que os dois oferecem um conforto parecido para os ocupantes traseiros.

No porta-malas, porém, o modelo da Chevrolet leva vantagem com seus 393 litros, contra 358 litros do Renault.

E isso foi o suficiente para garantir outra vitória para o Tracker.

VENCEDOR: Tracker.

renault kardian impressoes 2
renault kardian impressoes 2

Manutenção e vendas

A Renault ainda não divulgou a tabela de preços para as revisões do Kardian, e obviamente não temos informações de vendas do carro que ainda nem chegou às lojas da marca.

Mas a expectativa da montadora é grande, esperando um volume substancial de unidades vendidas a cada mês.

No caso do Tracker, as revisões são feitas a cada 10.000 km e não mudam o valor entre seus dois motores, variando entre R$ 456 e R$ 1.052. Até os 60.000 km, seus proprietários vão gastar quase R$ 4,8 mil, o que está dentro da média do mercado.

Nas vendas, o modelo da Chevrolet impressionou em 2023 e foi o vice-líder no concorrido segmento de SUVs após somar quase 66.700 unidades.

Já em 2024, contando os dois primeiros meses, o Tracker continua com ótimos números e brigando pela liderança com suas quase 8 mil unidades emplacadas.

chevrolet tracker rs 1
chevrolet tracker rs 1

Conclusão

Sem a possibilidade de ver quem foi o melhor no custo de manutenção e nas vendas, a dupla Kardian e Tracker terminou esse duelo com o mesmo número de vitórias.

O novo SUV da Renault foi o melhor nos preços, aproveitando os valores mais baixos que todo carro tem por aqui quando é lançado. Mesmo assim, são valores realmente interessantes para o segmento e para um carro tecnológico.

Ele também foi superior nos equipamentos, quando colocamos lado a lado as versões com preços similares entre os rivais.

Ainda que o Tracker compense nas configurações mais caras, você terá uma boa dose de equipamentos se optar pelo Kardian, pagando menos por isso.

Do outro lado, o Chevrolet teve o melhor desempenho quando equipado com o motor 1.2 turbo. Um detalhe curioso é que essas versões conseguem ser mais econômicas que o Kardian, que tem motor 1.0 turbo.

Finalmente, o Tracker também foi superior no espaço interno, sendo um pouco mais confortável para seus ocupantes.

A grande diferença está no porta-malas, onde ele leva 35 litros a mais.

Fichas técnicas

Kardian

Tracker

Preço  R$ 112.790 a R$ 132.790 R$ 119.900 a R$ 170.140
Motor 1.0 turbo 1.0 turbo ou 1.2 turbo
Potência e torque 125 cv e 22,4 kgfm 1.0T – 116 cv e 16,8 kgfm
1.2T – 133 cv e 21,4 kgfm
Câmbio Automático de 6 marchas Automático de 6 marchas
Aceleração e velocidade máxima 10s e 185 km/h 1.0T – 10,9s e 177 km/h
1.2T – 9,4s e 185 km/h
Consumo cidade 7,4 km/l (E) e 10,7 km/l (G) 1.0T – 7,8 km/l (E) e 11,2 km/l (G)
1.2T – 7,2 km/l (E) e 10,4 km/l (G)
Consumo estrada 8,3 km/l (E) e 11,6 km/l (G) 1.0T – 9,6 km/l (E) e 13,6 km/l (G)
1.2T – 9,2 km/l (E) e 13,2 km/l (G)
Rodas e pneus 205/60 R16 ou 205/55 R17 215/60 R16 ou 215/55 R17
Medidas comprimento, 4,12 m; altura, 1,54 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,60 m comprimento, 4,27 m; altura, 1,62 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,57 m
Tanque 50 litros 44 litros
Porta-malas 358 litros 393 litros
Peso  1.190 kg 1.228 kg a 1.248 kg
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.