O novo Kardian continua enfrentando diversos rivais em nossos comparativos, e hoje é a vez de ver quem é melhor numa disputa contra o Tracker.
Será que o novato tem o que precisa para enfrentar o vice-líder de 2023?
Além do bom desempenho nas vendas no ano passado, o Chevrolet oferece um bom nível de equipamentos e tem dois motores turbinados em sua linha.
Quem se deu melhor dessa vez?
Confira!
Kardian barato até quando?
Com uma proposta mais agressiva no mercado, os preços do novo Kardian 2024 são um destaque, mas é claro que isso também ocorreu com o Tracker e outros SUVs quando foram lançados.
Posteriormente, é bem provável que a marca anuncie aumentos para sua novidade.
Por enquanto, o modelo da Renault começa em R$ 112,8 mil na versão de entrada Evolution. Assim como o restante da gama, ela é equipada com o novo motor 1.0 turbo de 125 cv e câmbio automático de seis marchas.
As duas versões acima dessa configuração inicial exigem um salto de aproximadamente R$ 10 mil, com a intermediária Techno saindo por R$ 122,9 mil e a topo de linha Première Edition custando quase R$ 132,8 mil.
Confira os preços do Kardian 2024:
- Kardian Evolution 1.0 Turbo AT – R$ 112.790
- Kardian Techno 1.0 Turbo AT – R$ 122.990
- Kardian Première Edition 1.0 Turbo AT – R$ 132.790
A Chevrolet voltou a comercializar a versão de entrada do Tracker, que não tem uma nomenclatura específica e parte de quase R$ 120 mil.
Ou seja, esse SUV está num degrau acima quando o assunto é a tabela de preços.
Com o mesmo motor 1.0 turbo de 116 cv e câmbio automático de seis marchas, a linha ainda apresenta as versões LT, Midnight e LTZ. Elas ficam entre R$ 138 mil e R$ 150,8 mil, lembrando que a Midnight tem o visual escurecido.
Por fim, o Tracker ainda oferece o motor 1.2 turbo de 133 cv nas versões RS, outra que apresenta um visual exclusivo, e Premier.
Elas custam R$ 167,1 mil e R$ 170,1 mil, comprovando que a tabela do Chevrolet é bem mais salgada que seu rival neste comparativo.
Veja os preços do Tracker 2024:
- Tracker 1.0 Turbo AT – R$ 119.900
- Tracker LT 1.0 Turbo AT – R$ 138.040
- Tracker Midnight 1.0 Turbo AT – R$ 148.490
- Tracker LTZ 1.0 Turbo AT – R$ 150.730
- Tracker RS 1.2 Turbo AT – R$ 167.110
- Tracker Premier 1.2 Turbo AT – R$ 170.140
VENCEDOR: Kardian.
O francês é mais equipado
Com preços mais altos, o Tracker tem apenas duas versões que podem ser comparadas com o Kardian para sabermos qual deles é mais equipado.
O primeiro confronto é entre o Kardian Techno (R$ 122.990) e o Tracker 1.0 Turbo AT (R$ 119.900).
Mais caro, o Renault oferece rodas aro 17, faróis em LED com regulagem de altura, alerta de pressão dos pneus, sensor de estacionamento, alerta de colisão frontal com frenagem automática, A/C automático, trocas de marcha no volante, bancos em couro, start/stop e freio de estacionamento elétrico.
A única vantagem do Tracker é o acendimento automático dos faróis, sendo que ambos contam com seis airbags, câmera de ré, assistente em rampa, luzes diurnas, piloto automático, chave presencial e multimídia de oito polegadas com espelhamento sem fio.
Ao comparar o Kardian Première Edition (R$ 132.790) com o Tracker LT (R$ 138.040), o modelo da Chevrolet tem apenas o Wi-Fi como diferencial, novamente perdendo para seu rival.
O Renault tem câmera 360º, faróis de neblina, sensores dianteiros, alerta de ponto cego, controle de velocidade adaptativo e carregador por indução, além de continuar sendo o único com diversos itens citados no comparativo acima.
Resumindo, o Tracker está longe de ser um SUV pelado, mas você precisa subir um pouco mais em sua gama (e pagar bem mais caro) para ter o mesmo nível de itens oferecido no Kardian. Por isso, o novato leva a melhor nesse quesito.
VENCEDOR: Kardian.
O Kardian não é tão econômico
De olho na tendência do mercado, o Kardian já chegou com uma grande novidade debaixo do capô: o novo motor 1.0 TCe, que tem 3 cilindros e turbocompressor.
Ele entrega 125 cv e 22,4 kgfm, sempre ligado ao câmbio automático de 6 marchas, que também é novo em nosso mercado.
Com esse conjunto, qualquer versão do Renault consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos, com velocidade máxima de 185 km/h. Mas será que isso é suficiente para encarar o Tracker?
Do lado da Chevrolet, temos o conhecido 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm, também com transmissão automática de 6 velocidades. Ele chega aos 100 km/h em 10,9 segundos, alcançando 177 km/h de máxima.
Mesmo perdendo com esse propulsor, o Tracker ainda dispõe do 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm nas versões mais caras. Com o mesmo câmbio, ele leva 9,4 segundos até os 100 km/h e chega à máxima de 185 km/h.
Além do melhor desempenho, o Chevrolet também ganha a disputa no consumo.
Sua versão 1.0 turbo é a melhor em todas as medições, mas é interessante notar que o Kardian também fica atrás do Tracker 1.2 turbo na estrada.
Consumo | Kardian | Tracker 1.0 Turbo | Tracker 1.2 Turbo |
Cidade – etanol | 7,4 | 7,8 | 7,2 |
Cidade – gasolina | 10,7 | 11,2 | 10,4 |
Estrada – etanol | 8,3 | 9,6 | 9,2 |
Estrada – gasolina | 11,6 | 13,6 | 13,2 |
VENCEDOR: Tracker.
A vantagem do porta-malas maior
A disputa do Kardian não será contra todos os SUVs compactos, mas seu espaço interno não é ruim e esse lançamento reserva algumas boas surpresas para seus passageiros.
E olha que ele é menor que o Tracker em quase todas as medidas.
O modelo da Chevrolet ganha no comprimento (4,27 x 4,12), na largura (1,79 x 1,77) e na altura (1,62 x 1,54), mas é curioso ver que o Kardian tem 2,60 m de entre-eixos, contra 2,57 m do Tracker.
Como já citamos em outros comparativos, isso é uma boa notícia para quem anda na segunda fileira do Renault, pois ele consegue oferecer um espaço razoável para as pernas. Além disso, ainda tem duas entradas USB e um porta-objetos.
No Tracker, o espaço acaba sendo muito parecido, mas não existe um porta-objetos. Com exceção dessa pequena diferença, dá para dizer que os dois oferecem um conforto parecido para os ocupantes traseiros.
No porta-malas, porém, o modelo da Chevrolet leva vantagem com seus 393 litros, contra 358 litros do Renault.
E isso foi o suficiente para garantir outra vitória para o Tracker.
VENCEDOR: Tracker.
Manutenção e vendas
A Renault ainda não divulgou a tabela de preços para as revisões do Kardian, e obviamente não temos informações de vendas do carro que ainda nem chegou às lojas da marca.
Mas a expectativa da montadora é grande, esperando um volume substancial de unidades vendidas a cada mês.
No caso do Tracker, as revisões são feitas a cada 10.000 km e não mudam o valor entre seus dois motores, variando entre R$ 456 e R$ 1.052. Até os 60.000 km, seus proprietários vão gastar quase R$ 4,8 mil, o que está dentro da média do mercado.
Nas vendas, o modelo da Chevrolet impressionou em 2023 e foi o vice-líder no concorrido segmento de SUVs após somar quase 66.700 unidades.
Já em 2024, contando os dois primeiros meses, o Tracker continua com ótimos números e brigando pela liderança com suas quase 8 mil unidades emplacadas.
Conclusão
Sem a possibilidade de ver quem foi o melhor no custo de manutenção e nas vendas, a dupla Kardian e Tracker terminou esse duelo com o mesmo número de vitórias.
O novo SUV da Renault foi o melhor nos preços, aproveitando os valores mais baixos que todo carro tem por aqui quando é lançado. Mesmo assim, são valores realmente interessantes para o segmento e para um carro tecnológico.
Ele também foi superior nos equipamentos, quando colocamos lado a lado as versões com preços similares entre os rivais.
Ainda que o Tracker compense nas configurações mais caras, você terá uma boa dose de equipamentos se optar pelo Kardian, pagando menos por isso.
Do outro lado, o Chevrolet teve o melhor desempenho quando equipado com o motor 1.2 turbo. Um detalhe curioso é que essas versões conseguem ser mais econômicas que o Kardian, que tem motor 1.0 turbo.
Finalmente, o Tracker também foi superior no espaço interno, sendo um pouco mais confortável para seus ocupantes.
A grande diferença está no porta-malas, onde ele leva 35 litros a mais.
Fichas técnicas
Kardian |
Tracker |
|
Preço | R$ 112.790 a R$ 132.790 | R$ 119.900 a R$ 170.140 |
Motor | 1.0 turbo | 1.0 turbo ou 1.2 turbo |
Potência e torque | 125 cv e 22,4 kgfm | 1.0T – 116 cv e 16,8 kgfm |
1.2T – 133 cv e 21,4 kgfm | ||
Câmbio | Automático de 6 marchas | Automático de 6 marchas |
Aceleração e velocidade máxima | 10s e 185 km/h | 1.0T – 10,9s e 177 km/h |
1.2T – 9,4s e 185 km/h | ||
Consumo cidade | 7,4 km/l (E) e 10,7 km/l (G) | 1.0T – 7,8 km/l (E) e 11,2 km/l (G) |
1.2T – 7,2 km/l (E) e 10,4 km/l (G) | ||
Consumo estrada | 8,3 km/l (E) e 11,6 km/l (G) | 1.0T – 9,6 km/l (E) e 13,6 km/l (G) |
1.2T – 9,2 km/l (E) e 13,2 km/l (G) | ||
Rodas e pneus | 205/60 R16 ou 205/55 R17 | 215/60 R16 ou 215/55 R17 |
Medidas | comprimento, 4,12 m; altura, 1,54 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,60 m | comprimento, 4,27 m; altura, 1,62 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,57 m |
Tanque | 50 litros | 44 litros |
Porta-malas | 358 litros | 393 litros |
Peso | 1.190 kg | 1.228 kg a 1.248 kg |
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