O segmento de SUVs concentra tantos modelos, que alguns parecem estar em outro patamar.
Esse é o caso do Fastback, que é mais caro e maior que o Kardian. Qual deles é melhor?
No comparativo abaixo, vamos analisar os preços, nível de equipamentos, motorização e espaço interno, tentando descobrir qual modelo merece sua atenção.
Confira!
O Kardian tem preços muito mais acessíveis
Mesmo pertencendo ao mesmo segmento, os modelos que se enfrentam nesse comparativo miram faixas diferentes desse público. Prova disso é o preço inicial do novo Kardian 2024, que parte de um valor inferior a R$ 113 mil em sua versão Evolution.
Com cerca de R$ 10 mil a mais, você pula para a opção intermediária Techno, que recebe um acabamento mais refinado e alguns itens de assistência ao condutor. O preço final fica pouco abaixo dos R$ 123 mil.
No topo da gama está a versão Première Edition, que sai por R$ 132,8 mil. Ela ganha o pacote completo ADAS, mas mantém o mesmo motor 1.0 turbo de 125 cavalos das outras configurações.
Veja quando custa cada versão do novo Kardian 2024:
- Kardian Evolution 1.0 Turbo AT – R$ 112.790
- Kardian Techno 1.0 Turbo AT – R$ 122.990
- Kardian Première Edition 1.0 Turbo AT – R$ 132.790
Contando com o Pulse como porta de entrada para seus SUVs, a Fiat conseguiu colocar o Fastback 2024 em outro patamar. A versão mais barata já começa em quase R$ 118 mil, sendo equipada com o propulsor 1.0 turbo de 130 cv.
O mesmo conjunto mecânico aparece nas opções Audace e Impetus, que custam quase R$ 144 mil e R$ 154 mil, respectivamente. No topo da gama das versões “convencionais” está a Limited Edition, que sai por quase R$ 157 mil.
Essa última versão troca o motor menor pelo 1.3 turbo de 185 cv, o mesmo usado pela versão Abarth. Por quase R$ 161 mil, ela vem com ajustes específicos para entregar um desempenho ainda melhor.
De qualquer forma, o Kardian tem preços muito mais acessíveis e ganha o primeiro quesito desse comparativo.
Confira os preços do Fastback 2024:
- Fastback 1.0 Turbo CVT – R$ 117.990
- Fastback Audace 1.0 Turbo CVT – R$ 143.990
- Fastback Impetus 1.0 Turbo CVT – R$ 153.990
- Fastback Limited Edition 1.3 Turbo AT – R$ 156.990
- Fastback Abarth 1.3 Turbo AT – R$ 160.990
VENCEDOR: Kardian.
Cada um tem melhores equipamentos em uma faixa de preço
Se você estiver de olho no Kardian Techno (R$ 122.990), saiba que essa versão intermediária tem preço parecido com o Fastback de entrada (R$ 117.990). Qual deles é mais equipado?
Ambos oferecem rodas aro 17, airbags frontais e laterais, A/C automático, câmera de ré, assistente em rampa, faróis em LED, sensor de estacionamento, piloto automático, freio de estacionamento elétrico e multimídia com espelhamento de celular, sendo que no Fiat ela é um pouco maior (8,4″ contra 8″).
O Kardian é o único com airbags de cortina (totalizando seis bolsas), faróis com regulagem de altura, alerta de colisão frontal com frenagem automática, volante com ajuste de profundidade, bancos em couro, chave presencial, start/stop e partida remota.
Isso mostra que ele é bem mais equipado que o Fastback, que adiciona apenas a saída traseira do ar-condicionado e Auto Hold. É claro que também é preciso levar em conta que o Renault custa R$ 5 mil a mais.
A diferença de preços entre eles é grande, sendo que o único comparativo restante seria entre o Kardian Première Edition (R$ 132.790) e o Fastback Audace (R$ 143.990). Nesse caso, o valor superior do Fiat merecia mais equipamentos.
O novato da Renault é o único com câmera 360º, faróis de neblina, sensores dianteiros e ACC, além dos itens já citados no comparativo acima. Já o Fastback tem assistente de farol alto, alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, retrovisor fotocrômico e sensor de chuva.
De um lado, o Kardian oferece mais nas versões próximas a R$ 120 mil, mas o Fastback dá o troco se você puder gastar um pouco a mais. Levando em conta esse fator e a diferença nos preços nas outras versões, dá pra dizer que eles empatam nesse ponto.
VENCEDOR: Empate.
O Fastback ganha na motorização
A Renault espera que seu mais novo modelo no mercado nacional marque uma nova era por aqui. Parte disso está no conjunto mecânico que estreou no Kardian, o que inclui motor e câmbio.
O propulsor 1.0 TCe tem 3 cilindros e turbocompressor, entregando 125 cv e 22,4 kgfm. Ele aparece em todas as versões, sempre aliado à transmissão automática de seis marchas e dupla embreagem.
Pesando pouco menos de 1.200 kg, o SUV da Renault consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos, com velocidade máxima na casa dos 185 km/h. É um bom desempenho, mas que fica abaixo do Fastback.
O modelo da Fiat começa sua linha com o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT de 7 marchas. Ele atinge os 100 km/h em 9,4 segundos, sendo superior ao Kardian. Além disso, a velocidade máxima de 196 km/h também supera o rival.
Além disso, o Fastback também conta com o 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, que troca o CVT pelo câmbio automático de seis marchas.
Com ele, a versão Limited chega aos 100 km/h em 8,1 segundos e atinge 210 km/h. Na versão Abarth, números ainda melhores: 7,6 segundos e 220 km/h.
Como já vimos em outros comparativos, o Kardian não é dos melhores quando o assunto é o consumo. Contra o Fastback, ele ganha apenas da versão Abarth, e isso nas medições urbanas. Na estrada, o Renault é o que gasta mais.
Se você prioriza esse aspecto, as versões 1.0 turbo do Fiat são as melhores por aqui, chegando a quase 15 km/l com gasolina na estrada.
Consumo | Kardian | Fastback 1.0 Turbo | Fastback Limited | Fastback Abarth |
Cidade – etanol | 7,4 | 8,4 | 7,8 | 7,2 |
Cidade – gasolina | 10,7 | 11,9 | 11,4 | 10,3 |
Estrada – etanol | 8,3 | 10,2 | 9,7 | 9,3 |
Estrada – gasolina | 11,6 | 14,6 | 13,7 | 13,1 |
VENCEDOR: Fastback.
Muito mais espaço no porta-malas do Fiat
Qual deles é mais espaçoso? O Fastback é 30 cm mais comprido (4,42 x 4,12), mas eles empatam na largura (1,77 m) e na altura (1,54 m). No entre-eixos, porém, quem leva a melhor é o Kardian, com 7 cm a mais (2,60 x 2,53).
Isso pode surpreender quem vê os dois por fora, mas ao entrar nesses SUVs você vai sentir que eles tem quase o mesmo espaço, talvez com leve vantagem para o Renault. Sua desvantagem está na falta da saída de ar-condicionado para a segunda fileira, presente no Fiat.
Mas como um carro tão comprido pode perder no espaço para as pernas? A resposta está em outro aspecto analisado pelas famílias ao trocar de carro: o porta-malas. E nesse ponto, é difícil ganhar do italiano.
São incríveis 516 litros de capacidade, número parecido com SUVs maiores ou com carros de outras categorias, como um sedã médio. No Kardian o volume é bem menor, com 358 litros, uma diferença absurda de quase 160 litros.
No fim das contas, o espaço para as pernas ligeiramente superior no Renault quase desaparece quando vemos essa diferença no compartimento de bagagens. Ponto para o Fastback.
VENCEDOR: Fastback.
O Kardian vai vender mais que o Fastback?
Não dá para ver o futuro, então é impossível dizer quem é melhor entre esses dois modelos quando o assunto é desempenho nas vendas e custo de manutenção.
O motivo é simples: o Kardian ainda não revelou sua tabela de revisões e nem teve as vendas iniciadas.
Mesmo assim, podemos dizer que ele não teria muita dificuldade em alcançar o Fiat nas vendas, isso se a ideia da Renault se concretizar.
Em 2023, o Fastback foi o 11º mais vendido do segmento, com pouco mais de 40,4 mil unidades. Em 2024, até fevereiro, o desempenho foi melhor: 6ª posição e quase 6,9 mil emplacamentos.
Já em relação às revisões, o custo até os 60.000 km para quem compra o Fastback é de R$ 4,9 mil nas versões 1.0 turbo e R$ 5,7 mil quando equipado com o 1.3 turbo.
Também podemos esperar valores inferiores no caso do Renault.
Conclusão
O Fastback foi o vencedor nesse comparativo. O modelo da Fiat consegue ser mais eficiente com sua linha de motores, que é mais econômica nas versões 1.0 turbo e com desempenho muito melhor com o 1.3 turbo.
O espaço também é outra vantagem no italiano, especialmente com seus porta-malas de 516 litros. Por dentro, o espaço é praticamente o mesmo, mas ele oferece saída traseira do ar-condicionado, resultando em mais conforto.
O Kardian, por sua vez, foi melhor apenas nos preços, o que é de se esperar num lançamento. Além disso, os dois empataram no nível de equipamentos, com o Renault sendo melhor nas versões de entrada e o Fiat compensando nas opções intermediárias.
Fichas técnicas
Kardian |
Fastback |
|
Preço | R$ 112.790 a R$ 132.790 | R$ 117.990 a R$ 160.990 |
Motor | 1.0 turbo | 1.0 turbo ou 1.3 turbo |
Potência e torque | 125 cv e 22,4 kgfm | 1.0 turbo – 130 cv e 20,4 kgfm |
1.3 turbo – 185 cv e 27,5 kgfm | ||
Câmbio | Automático de 6 marchas | CVT ou AT6 |
Aceleração e velocidade máxima | 10s e 185 km/h | 1.0T – 9,4s e 193/196 km/h |
1.3T – 8,1/7,6s e 210/220 km/h | ||
Consumo cidade | 7,4 km/l (E) e 10,7 km/l (G) | 1.0T – 8,4/8,1 km/l (E) e 11,9/11,3 km/l (G) |
1.3T – 7,8/7,2 km/l (E) e 11,4/10,3 km/l (G) | ||
Consumo estrada | 8,3 km/l (E) e 11,6 km/l (G) | 1.0T – 10,2/9,7 km/l (E) e 14,6/13,9 km/l (G) |
1.3T – 9,7/9,3 km/l (E) e 13,7/13,1 km/l (G) | ||
Rodas e pneus | 205/60 R16 ou 205/55 R17 | 205/50 R17 e 215/45 R18 |
Medidas | comprimento, 4,12 m; altura, 1,54 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,60 m | comprimento, 4,42 m; altura, 1,54 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,53 m |
Tanque | 50 litros | 47 litros |
Porta-malas | 358 litros | 516 litros |
Peso | 1.190 kg | 1.253 kg a 1.304 kg |
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!