Renault Kwid seguirá indefinidamente sem nova geração

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Nem mesmo uma IA conseguiu definir um sucessor para o Renault Kwid e agora a marca francesa confirma que a atual geração do subcompacto nascido na Índia seguirá indefinidamente sem um sucessor.

Sem desistir de carros pequenos, pelo menos na Índia, a Renault manterá o Kwid por lá apenas com atualizações, como a instalação de seis airbags no pequenino do losango, assim como reforçará a participação de seus irmãos Triber e Kiger.

Com a mudança da Renault para uma divisão que fez surgir empresas como Ampere e Horse, esta última terá oito modelos globais da marca francesa e parece que nenhum deles será menor que o Kardian.

Usando a receita do veículo de maior valor agregado, a Renault Horse não deve gastar com subcompactos de margem de lucro pequena e a Índia ficará isolada nesse caso, com a atual gama seguindo localmente por conta das regras internas.

Na Índia, carros abaixo de 4,00 m recolhem menos imposto e por isso são mais baratos e populares, mas não investir em um Novo Kwid indica que a Renault não fará o mesmo na América do Sul, que dividiu os custos com os indianos nesse caso.

Com a produção do Kwid migrando para a Colômbia gradualmente, quando o mercado brasileiro já não quiser mais carros subcompactos com os menores preços, ele definitivamente seguirá nos países vizinhos.

Outro lugar onde o Kwid deve ser mantido é na China, mais por conta da sócia da Renault, a Dongfeng. Como se trata de um mercado gigante, mesmo sem nova geração, o pequeno pode se manter lá por mais de uma década e ninguém reclamará, especialmente como elétrico.

Falando nessa versão elétrica, o Kwid E-Tech deve continuar sendo uma opção para cá e lá na Dacia, além de eventualmente na Índia, mas sabemos que a concorrência chinesa está muito forte em quase qualquer lugar e o R4 europeu pode substituí-lo em alguns países da Europa.

[Fonte: Autocar ]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X