Renault lidera lobby para criação de kei car europeu

nissan sakura 1
nissan sakura 1

O kei car é um tipo de veículo popular no Japão, onde tem suas próprias regras, que não se limitam apenas ao veículo, sendo eles basicamente limitados em tamanho, motorização, entre outros.

Todavia, o kei car basicamente é um tipo de veículo que só existe em termos da lei, no Japão, onde possuem seus benefícios e limitações, mas a velha ideia nipônica, que surgiu após o fim da Segunda Guerra Mundial, atraiu a atenção da União Europeia.

Com a eletrificação obrigatória, o velho continente tem agora um lobby de empresas para convencer Bruxelas a criar uma legislação específica para um tipo de kei car europeu.

Liderado pela Renault, esse grupo de lobistas europeus, que inclui a associação europeia de fabricantes, quer a criação de um kei car elétrico para a União Europeia, sendo esse um carro urbano eletrificado com baixo preço.

Luca de Meo, CEO da Renault, defende a ideia: “O kei car é um exemplo perfeito do tipo de coisas que deveríamos ser capazes de fazer”.

O chefão da Renault e seus parceiros, defendem uma legislação que permita a criação desse tipo de veículo com incentivos fiscais, como redução de impostos para compra, acesso garantido aos centros urbanos, pedágio mais barato e outros benefícios, como estacionamentos gratuitos, etc.

Um kei car elétrico europeu geraria uma mudança importante no cenário europeu, já que os preços seriam mais convidativos, ainda que desempenho e alcance sejam limitados.

Com os custos crescentes, as montadoras europeias ainda lutam para manter os carros subcompactos como o futuro Renault R4 elétrico, porém, os preços não são atrativos devido à eletrificação e os compradores não se sentem estimulados a mudar.

Por lá, a Renault venderá em breve, além do R4, também o Novo R5 e o próximo Twingo, que chegará importado da China, mesma origem do Dacia Spring, vendido também na região.

Vão conseguir?

[Fonte: Autocar ]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X