Renault Master movida a hidrogênio roda 700 km e reabastece em 5 minutos

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A Renault Master de nova geração, que ainda não chegou ao Brasil, ganhará uma versão mais ecológica no mercado europeu, por ora, ela é chamada H2 Tech, sendo a variante com células de combustível de hidrogênio.

Trata-se ainda de um protótipo, mas a Renault Master H2 Tech promete rodar cerca de 700 km com uma única carga de hidrogênio nos cilindros pressurizados que carregarão em apenas 5 minutos na bomba de combustível especial para uso de H².

Única van movida a hidrogênio feita na França, a Master H2 é montada em Batilly (perto de Metz). Lá, motores, caixas de câmbio e baterias são feitos e 84% dos fornecedores estão sediados no país.

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Usando cilindros pressurizados, uma pilha de energia baseada em células de combustível, motor elétrico e bateria de lítio, permitem ao veículo comercial leve rodar uma boa distância com alguns quilos de hidrogênio líquido à baixíssima temperatura.

Com tecnologia desenvolvida pela HYVIA, a Renault Master H2 busca alcançar as rivais da Stellantis, em especial, modelos de Peugeot e Citroën, numa categoria que vem aceitando bem a propulsor por células de combustível de hidrogênio.

master h2 2

Esta versão de emissão zero da Renault Master, que aqui no Brasil é a van mais vendida, é adaptada aos vários usos intensivos de profissionais no dia a dia.

A Master H2 contará com versões van, cabine de piso, cabine de chassi e personalizável para as necessidades mais exigentes. Mais popular em comerciais leves e médios, o hidrogênio vai lentamente vencendo a resistência do setor automotivo.

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De complexidade enorme em seu manuseio e abastecimento, o hidrogênio ainda não é sucesso plenamente no mundo automotivo. Nos carros de passeio, as células de combustíveis já se provaram inúteis diante do consumidor.

Nos comerciais leves, como já dito, o hidrogênio encontra, como o GNV/GLP, um espaço que originalmente não havia sido determinado para ele atuar.

 

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X