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Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

O Renault Master 2019 é um comercial leve que faz muito sucesso no mercado brasileiro, sendo o mais vendido no segmento de vans e furgões, tendo vendido 6.181 unidades em 2017 no mercado brasileiro, chegando em dezembro a 616 exemplares.


Bem distante das rivais, o modelo tem preços entre R$ 120.900 e R$ 183.500, abrangendo quatro variantes: Chassi Cabine, Furgão, Vitré e Minibus Executive.

Entre 1965 e 1982, a Renault contou com um tipo de veículo comercial leve no mercado europeu, mas era em realidade um pequeno caminhão chamado Super Goélette, que foi substituído em suas duas variantes pelo mais moderno Master, que surgiu em 1980.

Nessa época, a marca francesa estava bem longe de terras brasileiras, onde o resquício de sua presença eram os modelos Ford Corcel e Belina, derivados do Renault 12.


Mas de volta à Master, a Renault havia lançado o modelo como uma opção mais leve em relação ao igualmente recém-chegado Traffic, que nos anos 90 seria vendido primeiramente no Brasil, mas com a marca Chevrolet e importado da Argentina.

O furgão chamava a atenção pela porta lateral que cobria a cabine, num arranjo estético incomum. De resto tinha motor diesel Fiat-Sofim 2.5, mas depois ganhou um motor 2.1 e outro 2.5.

Porém, o primeiro Master também teve motor a gasolina, 2.0 ou 2.2 litros.

Sua versão picape, que podia ter tração 4×4 e rodado duplo traseiro, foi batizada de Série B. Posteriormente, o nome foi trocado por Messenger nos anos 90.

Compreendendo as duas variantes, o Renault Master da primeira geração foi produzido até 1999, mas somente na França.

Mas, a partir de 1997, a segunda geração passou a ser feita não só na França, mas também no Brasil.

Com um estilo mais moderno, a segunda geração do Renault Master também originou o Opel Movano num acordo com a GM. Além disso, dentro da aliança, foi vendido como Nissan Interstar.

A gama de motores era exclusivamente diesel e compreendia variantes 2.2, 2.5, 2.8 e 3.0 litros.

O câmbio era manual de cinco ou seis marchas, chegando a ter uma versão automática de seis marchas. Ganhou variantes de diversas aplicações, incluindo escolar e ambulância no Brasil.

Em formato de caminhão pequeno, com cabine simples ou dupla, o Master deu origem ao Renault Mascott, que foi vendido até 2013, três anos após o fim da segunda geração na Europa, apesar da mesma ainda estar sendo feita no Brasil.

Por conta de seu tamanho e versatilidade, o modelo passou a ser convertido em motor home por aqui.

Então, em 2012, surge a terceira geração, que é a atual. Com visual mais imponente, o Renault Master manteve a tração dianteira e adotou apenas um único tipo de motor, um 2.3 de 130 cv, derivado daquele biturbo que equipa a Nissan Frontier.

Na Europa, há opção de 100 cv ou 150 cv. Na Opel ele continua como Movano e na Nissan, agora chama NV400. Lá também é oferecido o câmbio automático.

Recentemente, o modelo ganhou a versão elétrica ZE na França, entregando 200 km de autonomia.

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Renault Master 2019 – detalhes

O Renault Master 2019 ainda não foi atualizado, mas mantém bem seu desenho inspirado em um gorila, que segundo a Renault, “transmite a sensação de força e imponência”.

O para-choque dianteiro abriga um front step para facilitar o acesso ao motor e também às palhetas do para-brisa.

Os faróis são grandes e completos, assim como a grade frontal tem três filetes cromados.

Ele é um veículo com quatro tamanhos diferentes, mas não só em comprimento, como também há opção em altura. A versão L1H1 tem chassi curto e teto baixo, tendo 5,05 m de comprimento.

A versão L2H2 conta com chassi médio e teto alto, alcançando 5,55 m. Já a L3H2 tem chassi longo e teto alto, medindo 6,20 m. Esta última é associada com a versão Minibus e o Extra Furgão/Vitré.

Além disso, o Renault Master 2019 dispõe de porta deslizante nas versões de chassi médio e longo, facilitando a carga e descarga de mercadorias.

O vão livre da porta tem 1,27 m, sendo o maior da categoria.

O bagageiro também é apontado como o maior da categoria pela Renault, com 1.000 a 13.000 litros de capacidade, desde a Minibus até o Extra Furgão.

O Renault Master 2019 priorizou também o conforto do motorista, com ajustes da coluna de direção (altura) e do banco (altura e inclinação de encosto e assento), apresentando um painel que traz informações bem completas para o operador.

O porta-luvas tem capacidade de 7,7 litros e o painel tem duas tomadas 12V, enquanto o porta-copos adicionais estão na cabine e porta-objetos ajudam no uso de itens como papéis ou documentos.

Um sistema de som opcional by Arkemis pode ser adquirido e traz um sistema de rádio com CD, MP3, USB, auxiliar e conexão Bluetooth.

Quando na aplicação de transporte, oferece aos passageiros da versão Minibus Executive, bancos com mais distância para pernas e ajuste de inclinação de até 29 graus.

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Renault Master 2019 – novidades

O Renault Master 2019 ganha na Europa uma versão 100% elétrica. Denominada ZE (Zero Emission), a nova opção amplia a gama de modelos ecológicos da montadora no mercado do velho continente, que ainda consiste dos modelos Twizy Cargo e Kangoo ZE.

Equipado com baterias de íons de lítio da LG Chem, o comercial leve possui células com 33 kWh de densidade, que permitem autonomia de 200 km no ciclo NEDC.

Elas permitem também uma recarga completa em seis horas num carregador rápido de 7 kW. Apesar do porte, o modelo ZE 2018 utiliza o motor elétrico R75 do Renault Zoe, que entrega 76 cv.

Apesar da potência baixa, oferece alto torque e permite alcançar velocidade limitada em 115 km/h.

O veículo é vendido ainda com serviços remotos, tais como monitoramento de velocidade, autonomia, limitador e outros, através do sistema R-Link. No ZE Voice, há um alerta de pedestres.

O Master ZE 2018 tem ainda câmera de ré ou sensores de estacionamento e retrovisores angulares. A versão elétrica do comercial leve francês está disponível na versão Furgão com as configurações L1H1, L2H2 e L3H2.

E aqui no Brasil? Por ora a marca ainda não ofereceu para as empresas parceiras de testes de carros elétricos, este tipo de veículo, tendo já oferecido os modelos Twizy, Zoe e Kangoo ZE.

Porém, espera-se para o começo de 2018 a publicação de uma Medida Provisória do governo federal, reduzindo a alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de 25% atualmente para 7% ou mesmo zera-la, segundo algumas fontes.

Com isso, as chances do Renault Master ZE 2018 ser introduzido no País serão maiores.

Com o benefício de recolher metade do IPVA na cidade de São Paulo, assim como rodízio, áreas proibidas e mesmo acesso a locais fechados, o veículo se mostra uma opção viável se o custo de aquisição for compatível.

Pois o custo operacional é bem baixo, mesmo com a atual tarifa de energia no Brasil, sendo muito menor que o equivalente movido por óleo diesel, que mesmo reduzido, ainda emite CO2 e NOx na atmosfera.

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Renault Master 2019 – versões

Assim como os demais utilitários da categoria, o Renault Master 2019 conta com uma gama de versões bastante diversificada.

Entre as opções, há os modelos Chassi, Furgão, Grand Furgão, Extra Furgão, Grand Vitré, Extra Vitré e Executive, com diversos modelos de capacidade cúbica.

Confira abaixo toda a gama do Master 2019 disponível no mercado brasileiro:

  • Renault Master Chassi Cabine L2H1 2019
  • Renault Master Furgão L1H1 8m³ 2019
  • Renault Master Grand Furgão L2H2 11m³ 2019
  • Renault Master Extra Furgão L3H2 13m³ 2019
  • Renault Master Grand Vitré L2H2 11m³ 2019
  • Renault Master Extra Vitré L3H2 13m³ 2019
  • Renault Master Executive L3H2 16 Lugares 2019

Renault Master 2019 – equipamentos

Todas as versões do Renault Master 2019 vem com direção hidráulica, além de ar quente, alerta sonoro de luzes acesas, hodômetros digitais total e parcial, relógio digital, bloqueio de ignição por transponder, faixa de proteção lateral na cor preta, banco do motorista com regulagem de altura e inclinação e farol com regulagem de altura, recurso importante para a segurança no trânsito em se tratando de veículos que trafegam com variação de carga no decorrer do trabalho.

As cores disponíveis no Master 2019 são duas sólidas (Branco Glacier e Vermelho Vivo) e três metálicas (Cinza Acier, Prata Etoile e Preto Nacré).

Confira abaixo os equipamentos de cada versão do Master 2019:

Renault Master Chassi Cabine L2H1 2019

Equipado de série com ar quente, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, iluminação no compartimento de carga sobre as portas traseiras e a porta lateral, retrovisores externos com ajuste manual e dupla visão, tomada 12V, indicador de troca de marcha, airbag duplo, freios ABS, alças de fixação no compartimento de carga, alerta de cinto de segurança, faróis com regulagem elétrica de altura, protetor de cárter, retrovisores externos com repetidores de seta, pré disposição para rádio, entre outros.

Opcionais: Pack Luxo Chassi Cabine (R$ 7.700, com computador de bordo, rádio MP3 com entradas USB, auxiliar e para iPod, faróis de neblina e ar-condicionado).

Renault Master Furgão L1H1 8m³ 2019

Conta com os mesmos equipamentos de série do Master Chassi.

Opcionais: Pack Conforto Furgão (R$ 8.000, com ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, retrovisores externos elétricos, travamento automático das portas a 6 km/h e chave com travamento a distância por rádio frequência), Pack Luxo Furgão (R$ 10.400, com os mesmos itens do Pack Conforto Furgão, mais faróis de neblina, computador de bordo e rádio MP3 com conexões USB, auxiliar e para iPod) e revestimento interno em compensado naval (R$ 3.250).

Renault Master Grand Furgão L2H2 11m³ 2019

Traz os mesmos equipamentos do Master Furgão.

Opcionais: Pack Conforto Furgão (R$ 8.000, com ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, retrovisores externos elétricos, travamento automático das portas a 6 km/h e chave com travamento a distância por rádio frequência), Pack Luxo Furgão (R$ 10.400, com os mesmos itens do Pack Conforto Furgão, mais faróis de neblina, computador de bordo e rádio MP3 com conexões USB, auxiliar e para iPod), portas traseiras com abertura 270º (R$ 1.800) e revestimento interno em compensado naval (R$ 3.250).

Renault Master Extra Furgão L3H2 13m³ 2019

Se diferencia pela iluminação lateral externa.

Opcionais: Pack Conforto Furgão (R$ 8.000, com ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, retrovisores externos elétricos, travamento automático das portas a 6 km/h e chave com travamento a distância por rádio frequência), Pack Luxo Furgão (R$ 10.400, ostenta os mesmos equipamentos do Pack Conforto Furgão e acrescenta faróis de neblina, computador de bordo e rádio MP3 com conexões USB, auxiliar e para iPod), portas traseiras com abertura 270º (R$ 1.800) e revestimento interno em compensado naval (R$ 3.250).

Renault Master Grand Vitré L2H2 11m³ 2019

Traz os mesmos equipamentos do Master Grand Furgão.

Opcionais: Pack Conforto Vitré (R$ 11.300, com vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos, chave com travamento a distância por rádio frequência, travamento automático das portas a 6 km/h, ar-condicionado traseiro adicional e grade divisória de carga atrás do banco do condutor) e Pack Luxo Vitré (R$ 13.800, os itens do Pack Conforto Vitré, mais computador de bordo, rádio MP3 com USB, iPod e auxiliar e faróis de neblina).

Renault Master Extra Vitré L3H2 13m³ 2019

Oferece os mesmos equipamentos do Master Extra Furgão 2019.

Opcionais: Pack Conforto Vitré (R$ 11.300, com vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos, chave com travamento a distância por rádio frequência, travamento automático das portas a 6 km/h, ar-condicionado traseiro adicional e grade divisória de carga atrás do banco do condutor) e Pack Luxo Vitré (R$ 13.800, os itens do Pack Conforto Vitré, mais computador de bordo, rádio MP3 com USB, iPod e auxiliar e faróis de neblina).

Renault Master Executive L3H2 16 Lugares 2019

Recebe ar-condicionado com saídas traseiras, bancos dos passageiros da cabine duplo fixo, banco traseiro com encosto rebatível, iluminação individual de leitura para passageiros, vidros dianteiros elétricos, entre outros.

Opcionais: Pack Techno (R$ 4.950, com tampa do porta laptop, faróis de neblina e computador de bordo).

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Renault Master 2019 – preços

Conforme mostra o configurador online da Renault, o Master 2019 pode ser encontrado com preços que começam em R$ 129,1 mil.

Este valor, porém, pode subir para quase R$ 200 mil na versão mais completa do modelo, com capacidade para levar até 16 pessoas.

Todavia, é válido ressaltar que o Master 2019 pode ser adquirido com bons descontos cedidos para empresas, frotistas e taxistas. Esses profissionais contam ainda com financiamento com taxas mais baixas.

Veja abaixo os preços praticados pelo Master 2019 no Brasil:

  • Renault Master Chassi Cabine L2H1 2019: R$ 129.100
  • Renault Master Furgão L1H1 8m³ 2019: R$ 136.150
  • Renault Master Grand Furgão L2H2 11m³ 2019: R$ 145.100
  • Renault Master Extra Furgão L3H2 13m³ 2019: R$ 152.200
  • Renault Master Grand Vitré L2H2 11m³ 2019: R$ 162.400
  • Renault Master Extra Vitré L3H2 13m³ 2019: R$ 168.400
  • Renault Master Executive L3H2 16 Lugares 2019: R$ 192.390

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Renault Master 2019 – motor

Todas as configurações do Master saem de fábrica com um motor 2.3 litros turbodiesel de quatro cilindros em linha.

Ele é dotado de 16 válvulas, injeção direta Common Rail, turbocompressor, duplo comando de válvulas no cabeçote e comando por corrente.

Tal propulsor consegue desenvolver 130 cavalos de potência, a 3.500 rpm, e 31,7 kgfm de troque, a 1.500 rpm. Ele está associado a um câmbio manual de seis marchas e tração dianteira.

Renault Master 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Renault Master Chassi Cabine 2.3 – 17,1 segundos e 145 km/h
  • Renault Master Furgão 2.3 – 17,1 segundos e 145 km/h
  • Renault Master Grand Furgão 2.3 – 17,1 segundos e 145 km/h
  • Renault Master Extra Furgão 2.3 – 17,1 segundos e 145 km/h
  • Renault Master Minibus 2.3 – 19,8 segundos e 144 km/h

Guiamos o modelo em trecho urbano com a versão de entrada do Master Furgão, a L1H1, que tem chassi curto e teto baixo, com 5,05 metros de comprimento, custando R$ 127.900.

Por fora, o modelo tem frente elevada e musculosa, com os faróis alongados, conjunto óptico que engloba piscas, grade frontal com três filetes cromados e largo para-choque.

Na parte traseira do Master 2019, a lanterna mantém o formato vertical, mas a disposição das luzes segue a mesma orientação visual. O para-choque é robusto e bem integrado ao desenho do carro.

A placa está posicionada do lado esquerdo, em posição ligeiramente elevada, o que a torna mais visível.

No interior do Renault Master 2019, o painel mudou totalmente e traz mais informações sobre temperatura do motor, relógio, sistema de controle de óleo, indicador de marcha, além de duas tomadas 12V.

O porta-luvas tem 7,7 litros de capacidade de armazenamento. O modelo incorporou mais porta-copos e porta-objetos, onde podem ser guardadas garrafas de até dois litros e pranchetas.

Com espaço para acomodar motorista e mais dois ocupantes, a cabine do Master 2019 oferece boa posição de dirigir, já que há ajustes de altura da coluna de direção e do banco (altura e inclinação de encosto e assento), além de boa empunhadura do volante e da posição da alavanca de câmbio, que junto ao painel, tendo ainda engates são macios e precisos.

Outro ponto positivo do Master 2019 é a visibilidade. Os retrovisores externos são amplos e proporcionam boa visão para o motorista.

A tampa do combustível tem sistema de inviolabilidade e só pode ser acessada com a abertura da porta do motorista, evitando o furto de combustível.

As suspensões do Renault Master 2019 são compostas por, na dianteira (triângulos sobrepostos), barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, e na traseira, por eixo rígido com travessas longitudinais semi-elípticas de lâminas em aço, ficaram mais robustas, segundo a montadora.

No trajeto urbano, com três ocupantes e sem carga, o furgão balança bastante. O novo sistema do batente foi desenvolvido para garantir a estabilidade do veículo carregado.

O Renault Master 2019 sai de fábrica com direção hidráulica de série, além de ar quente, bloqueio de ignição por transponder, alerta sonoro de luzes acesas, faixa de proteção lateral na cor preta, relógio digital, hodômetros digitais total e parcial e farol com regulagem de altura.

Airbags e freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS, agora são itens de série em todas as versões do Renault Master 2019, tornando a frenagem mais eficiente e segura.

Em testes feitos pela Renault, a 100 km/h, o modelo precisa de 44 metros para parar, ganhando quatro metros de vantagem sobre seu antecessor.

Outro item de segurança, mas infelizmente opcional, é o travamento automático das portas quando atinge 6 km/h.

Entre os opcionais estão disponíveis itens como vidros e travas elétricos, ajuste interno elétrico dos retrovisores, ar-condicionado, computador de bordo e faróis de neblina, bem como uma gama enorme de acessórios da Renault ou de empresas particulares.

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Renault Master 2019 – consumo

Cidade

  • Renault Master Chassi Cabine 2.3 – 10,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Furgão 2.3 – 10,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Grand Furgão 2.3 – 10,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Extra Furgão 2.3 – 10,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Minibus 2.3 – 10,0 km/litro no diesel

Estrada

  • Renault Master Chassi Cabine 2.3 – 12,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Furgão 2.3 – 12,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Grand Furgão 2.3 – 12,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Extra Furgão 2.3 – 12,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Minibus 2.3 – 12,0 km/litro no diesel

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Renault Master 2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 2.3

20.000 km

R$ 818,34

40.000 km

R$ 818,34

60.000 km

R$ 818,34

80.000 km

R$ 1.813,34

O custo de manutenção do Renault Master 2019 agora oferece um dos menores custos de manutenção da categoria.

No motor, a corrente de distribuição foi concebida para durar toda a vida útil do veículo, já o líquido de arrefecimento e o fluído de freio recuaram para 80.000 km (4 anos). O kit de correias gerais tem de ser trocado a cada 80.000 km ou 4 anos.

O intervalo de revisões do Master 2019 ocorrem a cada 20.000 quilômetros e contam com o recurso do sistema OCS (Oil Control System), que detecta o uso severo do veículo, indicando que uma revisão deve ser antecipada.

Ele encara como severo o uso do veículo em velocidades abaixo de 30 km/h em mais de 50% de uso e também o uso em marcha lenta por mais de 50% do tempo, em situações comuns em engarrafamentos nos grandes centros urbanos e nos trajetos curtos.

Outro destaque do Renault Master 2019 é o chamado GSI (Gear Shift Indicator) que informa através de setas luminosas no painel do veículo quando o condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, com o intuito de auxiliar na economia de combustível.

Usado corretamente pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo, além de proteger o desgaste prematuro do motor.

Geralmente, a revisão do Renault Master 2019 consiste em substituição de anel de vedação, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de óleo, filtro do habitáculo e lubrificante 5W30, compreendendo ainda a mão-de-obra.

Apenas ou a cada de 80.000 km, troca-se também fluído de freio, kit de correias e líquido de arrefecimento. Ainda assim, com revisões a cada 20.000 km custando R$ 818,34, o comercial leve tem um bom custo de manutenção até 80.000 km: R$ 4.268,36.

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Renault Master 2019 – ficha técnica

Motor

2.3

Tipo

Dianteiro, Transversal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

2299

Válvulas

16

Taxa de compressão

16:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Diesel: 130 cv @ 3500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Diesel: 31,7 kgfm @ 1500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Eixo rígido, barra estabilizadora

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 16 polegadas

Pneus

225/65 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

6198 (Minibus/Furgão Extra) 5548 (Furgão Grand) 5048 (Furgão) 5924 (Chassi Cabine)

Largura sem retrovisores (mm)

2070 / 2170 (Chassi Cabine)

Altura (mm)

2496 (Minibus/Furgão Extra) 2502 (Furgão Grand) 2303 (Furgão) 3500 (Chassi Cabine)

Distância entre os eixos (mm)

4332 (Minibus/Furgão Extra) 3682 (Furgão Grand/Chassi Cabine) 3182 (Furgão)

Capacidades

Porta-malas (litros)

1000 (Minibus) 11000 (Furgão Grand) 13000 (Furgão Extra) 8000 (Furgão)

Tanque (litros)

80

Carga útil (kg)

ND (Minibus) 1539 (Furgão Grand) 1433 (Furgão Extra) 1593 (Furgão) 1759 (Chassi Cabine)

Peso em ordem de marcha (kg)

1961 (Minibus/Furgão Grand) 2067 (Furgão Extra) 1907 (Furgão) 1741 (Chassi Cabine)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Renault Master 2019 – fotos

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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Rodrigo Carvalho

    Tenho uma empresa de instalação de ar condicionado (http://quallieletrica.com/servicos/instalacao-de-ar-condicionado/), será que consigo colocar 20 aparelhos nesse carro (Renault Master 2018 )? Teria que adaptar para a minha necessidade.

  • guilherme

    podiam ter colocado as medidas da area de carga de cada versao, seria mt util

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