Linha 2019 Renault Vans Veículos Comerciais

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor, detalhes

O Renault Master 2019 é um comercial leve que faz muito sucesso no mercado brasileiro, sendo o mais vendido no segmento de vans e furgões, tendo vendido 6.181 unidades em 2017 no mercado brasileiro, chegando em dezembro a 616 exemplares.

Bem distante das rivais, o modelo tem preços entre R$ 120.900 e R$ 183.500, abrangendo quatro variantes: Chassi Cabine, Furgão, Vitré e Minibus Executive.


Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor, detalhes

Entre 1965 e 1982, a Renault contou com um tipo de veículo comercial leve no mercado europeu, mas era em realidade um pequeno caminhão chamado Super Goélette, que foi substituído em suas duas variantes pelo mais moderno Master, que surgiu em 1980.

Nessa época, a marca francesa estava bem longe de terras brasileiras, onde o resquício de sua presença eram os modelos Ford Corcel e Belina, derivados do Renault 12.


Mas de volta à Master, a Renault havia lançado o modelo como uma opção mais leve em relação ao igualmente recém-chegado Traffic, que nos anos 90 seria vendido primeiramente no Brasil, mas com a marca Chevrolet e importado da Argentina.

O furgão chamava a atenção pela porta lateral que cobria a cabine, num arranjo estético incomum. De resto tinha motor diesel Fiat-Sofim 2.5, mas depois ganhou um motor 2.1 e outro 2.5. Porém, o primeiro Master também teve motor a gasolina, 2.0 ou 2.2 litros.

Sua versão picape, que podia ter tração 4×4 e rodado duplo traseiro, foi batizada de Série B. Posteriormente, o nome foi trocado por Messenger nos anos 90. Compreendendo as duas variantes, o Renault Master da primeira geração foi produzido até 1999, mas somente na França.

Mas, a partir de 1997, a segunda geração passou a ser feita não só na França, mas também no Brasil.

Com um estilo mais moderno, a segunda geração do Renault Master também originou o Opel Movano num acordo com a GM. Além disso, dentro da aliança, foi vendido como Nissan Interstar. A gama de motores era exclusivamente diesel e compreendia variantes 2.2, 2.5, 2.8 e 3.0 litros.

O câmbio era manual de cinco ou seis marchas, chegando a ter uma versão automática de seis marchas. Ganhou variantes de diversas aplicações, incluindo escolar e ambulância no Brasil.

Em formato de caminhão pequeno, com cabine simples ou dupla, o Master deu origem ao Renault Mascott, que foi vendido até 2013, três anos após o fim da segunda geração na Europa, apesar da mesma ainda estar sendo feita no Brasil.

Por conta de seu tamanho e versatilidade, o modelo passou a ser convertido em motor home por aqui.

Então, em 2012, surge a terceira geração, que é a atual. Com visual mais imponente, o Renault Master manteve a tração dianteira e adotou apenas um único tipo de motor, um 2.3 de 130 cv, derivado daquele biturbo que equipa a Nissan Frontier.

Na Europa, há opção de 100 cv ou 150 cv. Na Opel ele continua como Movano e na Nissan, agora chama NV400. Lá também é oferecido o câmbio automático. Recentemente, o modelo ganhou a versão elétrica ZE na França, entregando 200 km de autonomia.

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor, detalhes

Renault Master 2019 – detalhes

O Renault Master 2019 ainda não foi atualizado, mas mantém bem seu desenho inspirado em um gorila, que segundo a Renault, “transmite a sensação de força e imponência”. O para-choque dianteiro abriga um front step para facilitar o acesso ao motor e também às palhetas do para-brisa.

Os faróis são grandes e completos, assim como a grade frontal tem três filetes cromados.

O Renault Master 2019 é um veículo com quatro tamanhos diferentes, mas não só em comprimento, como também há opção em altura. A versão L1H1 tem chassi curto e teto baixo, tendo 5,05 m de comprimento.

A versão L2H2 conta com chassi médio e teto alto, alcançando 5,55 m. Já a L3H2 tem chassi longo e teto alto, medindo 6,20 m. Esta última é associada com a versão Minibus e o Extra Furgão/Vitré.

Além disso, o Renault Master 2019 dispõe de porta deslizante nas versões de chassi médio e longo, facilitando a carga e descarga de mercadorias. O vão livre da porta tem 1,27 m, sendo o maior da categoria.

O bagageiro também é apontado como o maior da categoria pela Renault, com 1.000 a 13.000 litros de capacidade, desde a Minibus até o Extra Furgão.

O Renault Master 2019 priorizou também o conforto do motorista, com ajustes da coluna de direção (altura) e do banco (altura e inclinação de encosto e assento), apresentando um painel que traz informações bem completas para o operador.

O porta-luvas tem capacidade de 7,7 litros e o painel tem duas tomadas 12V, enquanto o porta-copos adicionais estão na cabine e porta-objetos ajudam no uso de itens como papéis ou documentos.

Um sistema de som opcional by Arkemis pode ser adquirido e traz um sistema de rádio com CD, MP3, USB, auxiliar e conexão Bluetooth.

O Renault Master 2019 quando na aplicação de transporte, oferece aos passageiros da versão Minibus Executive, bancos com mais distância para pernas e ajuste de inclinação de até 29 graus.

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Renault Master 2019 – novidades

O Renault Master 2019 ganha na Europa uma versão 100% elétrica. Denominada ZE (Zero Emission), a nova opção amplia a gama de modelos ecológicos da montadora no mercado do velho continente, que ainda consiste dos modelos Twizy Cargo e Kangoo ZE.

Equipado com baterias de íons de lítio da LG Chem, o comercial leve possui células com 33 kWh de densidade, que permitem autonomia de 200 km no ciclo NEDC.

Elas permitem também uma recarga completa em seis horas num carregador rápido de 7 kW. Apesar do porte, o Renault Master ZE 2018 utiliza o motor elétrico R75 do Renault Zoe, que entrega 76 cv.

Apesar da potência baixa, oferece alto torque e permite alcançar velocidade limitada em 115 km/h. O veículo é vendido ainda com serviços remotos, tais como monitoramento de velocidade, autonomia, limitador e outros, através do sistema R-Link. No ZE Voice, há um alerta de pedestres.

O Renault Master ZE 2018 tem ainda câmera de ré ou sensores de estacionamento e retrovisores angulares. A versão elétrica do comercial leve francês está disponível na versão Furgão com as configurações L1H1, L2H2 e L3H2.

E aqui no Brasil? Por ora a marca ainda não ofereceu para as empresas parceiras de testes de carros elétricos, este tipo de veículo, tendo já oferecido os modelos Twizy, Zoe e Kangoo ZE.

Porém, espera-se para o começo de 2018 a publicação de uma Medida Provisória do governo federal, reduzindo a alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de 25% atualmente para 7% ou mesmo zera-la, segundo algumas fontes.

Com isso, as chances do Renault Master ZE 2018 ser introduzido no País serão maiores.

Com o benefício de recolher metade do IPVA na cidade de São Paulo, assim como rodízio, áreas proibidas e mesmo acesso a locais fechados, o veículo se mostra uma opção viável se o custo de aquisição for compatível.

Pois o custo operacional é bem baixo, mesmo com a atual tarifa de energia no Brasil, sendo muito menor que o equivalente movido por óleo diesel, que mesmo reduzido, ainda emite CO2 e NOx na atmosfera.

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor, detalhes

Renault Master 2019 – versões

  • Renault Master Chassi Cabine L2H1
  • Renault Master Furgão L1H1 8m3
  • Renault Master Grand Furgão L2H2 11m3
  • Renault Master ExtraFurgão L3H2 13m3
  • Renault Master Grand Vitré L2H2 11m3
  • Renault Master Extra Vitré L3H2 13m3
  • Renault Master Minibus L3H2 16L

Renault Master 2019 – equipamentos

Todas as versões do Renault Master 2019 vem com direção hidráulica, além de ar quente, alerta sonoro de luzes acesas, hodômetros digitais total e parcial, relógio digital, bloqueio de ignição por transponder, faixa de proteção lateral na cor preta, banco do motorista com regulagem de altura e inclinação e farol com regulagem de altura, recurso importante para a segurança no trânsito em se tratando de veículos que trafegam com variação de carga no decorrer do trabalho.

O Renault Master 2019 tem uma grande variação de opcionais, de acordo com a versão, sendo em geral vidros e travas elétricos, ajuste interno elétrico dos retrovisores, ar-condicionado, computador de bordo e faróis de neblina (dependendo da versão é de série),  divisória de carga e portas com abertura de 270 graus.

Na versão Minibus, o veículo ainda permite que sejam implementados acessórios através de empresas especializadas, a fim de tornar o modelo mais confortável para o transporte executivo ou coletivo.

Assim, pode-se adicionar desde bancos simples e barras de apoio no serviço urbano até poltronas mais reclináveis e com cintos de três pontos individuais, bem como TV de LED e porta-lateral de acionamento elétrico.

As cores disponíveis no Renault Master 2019 são duas sólidas (Branco Glacier e Vermelho Vivo) e três metálicas (Cinza Acier, Prata Etoile e Preto Nacré).

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor, detalhes

Renault Master 2019 – preços

  • Renault Master Chassi Cabine L2H1 – R$ 120.900
  • Renault Master Furgão L1H1 8m3 – R$ 127.900
  • Renault Master Grand Furgão L2H2 11m3 – R$ 136.200
  • Renault Master ExtraFurgão L3H2 13m3 – R$ 143.300
  • Renault Master Grand Vitré L2H2 11m3 – R$ 142.000
  • Renault Master Extra Vitré L3H2 13m3 – R$ 148.000
  • Renault Master Minibus L3H2 16L – R$ 183.500

Renault Master 2019 – motor

O Renault Master 2019 tem motor 2.3 turbodiesel de quatro cilindros com 130 cavalos, sendo o mesmo da picape Frontier, mas com um turbo a menos. O torque é de 31,6 kgfm.

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor, detalhes

Renault Master 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Renault Master Chassi Cabine 2.3 – 17,1 segundos e 145 km/h
  • Renault Master Furgão 2.3 – 17,1 segundos e 145 km/h
  • Renault Master Furgão Grand 2.3 – 17,1 segundos e 145 km/h
  • Renault Master Furgão Extra 2.3 – 17,1 segundos e 145 km/h
  • Renault Master Minibus 2.3 – 19,8 segundos e 144 km/h

Guiamos o Renault Master 2019 em trecho urbano com a versão de entrada do Master Furgão, a L1H1, que tem chassi curto e teto baixo, com 5,05 metros de comprimento, custando R$ 127.900.

Por fora, o modelo tem frente elevada e musculosa, com os faróis alongados, conjunto óptico que engloba piscas, grade frontal com três filetes cromados e largo para-choque.

Na parte traseira do Renault Master 2019, a lanterna mantém o formato vertical, mas a disposição das luzes segue a mesma orientação visual. O para-choque é robusto e bem integrado ao desenho do carro.

A placa está posicionada do lado esquerdo, em posição ligeiramente elevada, o que a torna mais visível.

No interior do Renault Master 2019, o painel mudou totalmente e traz mais informações sobre temperatura do motor, relógio, sistema de controle de óleo, indicador de marcha, além de duas tomadas 12V.

O porta-luvas tem 7,7 litros de capacidade de armazenamento. O modelo incorporou mais porta-copos e porta-objetos, onde podem ser guardadas garrafas de até dois litros e pranchetas.

Com espaço para acomodar motorista e mais dois ocupantes, a cabine do Renault Master 2019 oferece boa posição de dirigir, já que há ajustes de altura da coluna de direção e do banco (altura e inclinação de encosto e assento), além de boa empunhadura do volante e da posição da alavanca de câmbio, que junto ao painel, tendo ainda engates são macios e precisos.

Outro ponto positivo do Renault Master 2019 é a visibilidade. Os retrovisores externos são amplos e proporcionam boa visão para o motorista.

A tampa do combustível tem sistema de inviolabilidade e só pode ser acessada com a abertura da porta do motorista, evitando o furto de combustível.

As suspensões do Renault Master 2019 são compostas por, na dianteira (triângulos sobrepostos), barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, e na traseira, por eixo rígido com travessas longitudinais semi-elípticas de lâminas em aço, ficaram mais robustas, segundo a montadora.

No trajeto urbano, com três ocupantes e sem carga, o furgão balança bastante. O novo sistema do batente foi desenvolvido para garantir a estabilidade do veículo carregado.

O Renault Master 2019 sai de fábrica com direção hidráulica de série, além de ar quente, bloqueio de ignição por transponder, alerta sonoro de luzes acesas, faixa de proteção lateral na cor preta, relógio digital, hodômetros digitais total e parcial e farol com regulagem de altura.

Airbags e freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS, agora são itens de série em todas as versões do Renault Master 2019, tornando a frenagem mais eficiente e segura. Em testes feitos pela Renault, a 100 km/h, o modelo precisa de 44 metros para parar, ganhando quatro metros de vantagem sobre seu antecessor.

Outro item de segurança, mas infelizmente opcional, é o travamento automático das portas quando atinge 6 km/h.

Entre os opcionais estão disponíveis itens como vidros e travas elétricos, ajuste interno elétrico dos retrovisores, ar-condicionado, computador de bordo e faróis de neblina, bem como uma gama enorme de acessórios da Renault ou de empresas particulares.

Renault Master 2019: preço, consumo, revisão, motor, detalhes

Renault Master 2019 – consumo

Cidade

  • Renault Master Chassi Cabine 2.3 – 10,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Furgão 2.3 – 10,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Furgão Grand 2.3 – 10,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Furgão Extra 2.3 – 10,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Minibus 2.3 – 10,0 km/litro no diesel

Estrada

  • Renault Master Chassi Cabine 2.3 – 12,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Furgão 2.3 – 12,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Furgão Grand 2.3 – 12,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Furgão Extra 2.3 – 12,0 km/litro no diesel
  • Renault Master Minibus 2.3 – 12,0 km/litro no diesel

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Renault Master 2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 2.3

20.000 km

R$ 878,21

40.000 km

R$ 878,21

60.000 km

R$ 878,21

80.000 km

R$ 1.672,22

O custo de manutenção do Renault Master 2019 agora oferece um dos menores custos de manutenção da categoria.

No motor, a corrente de distribuição foi concebida para durar toda a vida útil do veículo, já o líquido de arrefecimento e o fluído de freio recuaram para 80.000 km (4 anos). O kit de correias gerais tem de ser trocado a cada 80.000 km ou 4 anos.

O intervalo de revisões do Renault Master 2019 ocorrem a cada 20.000 quilômetros e contam com o recurso do sistema OCS (Oil Control System), que detecta o uso severo do veículo, indicando que uma revisão deve ser antecipada.

Ele encara como severo o uso do veículo em velocidades abaixo de 30 km/h em mais de 50% de uso e também o uso em marcha lenta por mais de 50% do tempo, em situações comuns em engarrafamentos nos grandes centros urbanos e nos trajetos curtos.

Outro destaque do Renault Master 2019 é o chamado GSI (Gear Shift Indicator) que informa através de setas luminosas no painel do veículo quando o condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, com o intuito de auxiliar na economia de combustível.

Usado corretamente pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo, além de proteger o desgaste prematuro do motor.

Geralmente, a revisão do Renault Master 2019 consiste em substituição de anel de vedação, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de óleo, filtro do habitáculo e lubrificante 5W30, compreendendo ainda a mão-de-obra.

Apenas ou a cada de 80.000 km, troca-se também fluído de freio, kit de correias e líquido de arrefecimento. Ainda assim, com revisões a cada 20.000 km custando R$ 871,21, o comercial leve tem um bom custo de manutenção até 80.000 km: R$ 4.306,85.

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Renault Master 2019 – ficha técnica

Motor

2.3

Tipo

Dianteiro, Transversal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

2299

Válvulas

16

Taxa de compressão

16:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Diesel: 130 cv @ 3500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Diesel: 31,7 kgfm @ 1500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Eixo rígido, barra estabilizadora

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 16 polegadas

Pneus

225/65 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

6198 (Minibus/Furgão Extra) 5548 (Furgão Grand) 5048 (Furgão) 5924 (Chassi Cabine)

Largura sem retrovisores (mm)

2070 / 2170 (Chassi Cabine)

Altura (mm)

2496 (Minibus/Furgão Extra) 2502 (Furgão Grand) 2303 (Furgão) 3500 (Chassi Cabine)

Distância entre os eixos (mm)

4332 (Minibus/Furgão Extra) 3682 (Furgão Grand/Chassi Cabine) 3182 (Furgão)

Capacidades

Porta-malas (litros)

1000 (Minibus) 11000 (Furgão Grand) 13000 (Furgão Extra) 8000 (Furgão)

Tanque (litros)

80

Carga útil (kg)

ND (Minibus) 1539 (Furgão Grand) 1433 (Furgão Extra) 1593 (Furgão) 1759 (Chassi Cabine)

Peso em ordem de marcha (kg)

1961 (Minibus/Furgão Grand) 2067 (Furgão Extra) 1907 (Furgão) 1741 (Chassi Cabine)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

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