Renault Niagara Concept revela nova proposta da picape híbrida

renault niagara concept 1
renault niagara concept 1

Horse. A união entre Renault e Geely começa a dar seus frutos com o Kardian, o primeiro de oito modelos globais que a marca francesa lançará até 2027, mas com um detalhe: exclusivamente fora da Europa.

O alvo da marca francesa são as regiões da América Latina e Magreb (Norte da África), além de Turquia e Índia, que ganharão carros dos segmentos B ao D, sendo pelo menos três deles do segmento médio.

Numa das propostas, a Renault “Horse” colocará uma picape média monobloco, materializada no conceito Niagara, mostrado no Rio de Janeiro, cuja proposta radical é ser um offroader híbrido.

renault niagara concept 2
renault niagara concept 2

Nesse caso, o que a Renault revela é que a picape Niagara terá motorização híbrida sobre o alicerce dessa nova família de carros emrgentes da Renault, a plataforma CMA ou Compact Modular Architecture.

Apesar do nome, o foco dessa base são os segmentos D e E, baseada na Coreia do Sul, o que indica que a Renault tem no Kardian uma variante encurtada dessa base, originada da CMF, uma vez que elesmentos desse crossover são comuns à Dacia, exceto a largura do carro: 1,77 m do Kardian contra 1,84 m do Novo Logan.

Essa ruptura conceitual com a Dacia deve eliminar propostas até agora sugeridas com base nos próximos Duster e Bigster por aqui.

renault niagara concept 6
renault niagara concept 6

A Renault diz que a CMA é flexível e ajustável, permitindo construção de carros de 4,00 m a 5,00 m, indicando que pode ser este o tamanho da Niagara.

O entre eixos varia de 2,60 m a 3,00 m, sendo esta última provável na Niagara e a primeira sendo do Kardian.

Com três modelos traseiros de diferentes tamanhos, a CMA suporta as mecânicas de combustão interna, flexfuel (E85), GLP, mild hybrid advanced de 48 v (híbrido leve) e full hybrid (híbrido completo), com tração dianteira ou 4×4.

renault niagara concept 7
renault niagara concept 7

Neste último, a Niagara tem um motor a combustão, que suspeitamos ser o H4M, com sistema MHEV de 48V e motor elétrico no eixo traseiro, garantindo que a picape seja 4×4 e possa ainda rodar com 100% de energia em metade do uso cotidiano.

Em 2024, no primeiro semestre, o primeiro carro dos segmentos D e E com a CMA será lançado na Coreia do Sul com a marca Renault e ali teremos ideia de como será esse SUV de cinco ou sete lugares, que esperamos que seja a definição desse produto.

Com a Niagara a ser feita na Argentina, a Renault teria nos dois países, uma picape intermediária enter Oroch e Alaskan.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X