Renault passará a produzir motor 1.3 Turbo no Paraná

renault oroch 2023 impressoes na 13
renault duster com motor 1.3 tce flex 

O motor H5Ht da Renault é o 1.3 TCe Flex e importado de Valladolid, na Espanha, equipando atualmente os modelos nacionais Duster e Oroch, porém, o mesmo passará a ser fabricado pela marca francesa em São José dos Pinhais, no Paraná.

O propulsor de quatro cilindros e 1.332 cm³, alimentado por injeção direta de combustível e turbo, é conhecido na Nissan como HR13DDT e M282 na Mercedes-Benz, equipando aqui alguns modelos da marca de luxo alemã com calibração diferente.

Agora sob domínio da empresa Horse, criada pela Renault para gerir o desenvolvimento e produção de motores a combustão e híbridos, o H5Ht garante seu porto seguro no Brasil, uma vez que a Renault está reorganizando sua base industrial na Europa com a Ampere.

O propulsor será exportado para Argentina e Colômbia, de modo a equipar modelos da Renault presentes nas linhas de montagem desses países e aqui, também deve fazer parte do pacote do próximo SUV da marca, um crossover de estilo cupê aparentado com o Kardian e possivelmente atenda alguma versão da picape média Niagara.

Wesley Palma, diretor de operações da Horse Brasil, comentou: “O motor 1.3 turbo é extremamente focado em eficiência energética e na baixa emissão de carbono, e está preparado para a transição para o modelo híbrido no futuro. O investimento será aplicado na fabricação do motor e de peças que vão servir para futuros projetos da Horse no Brasil”.

Pela primeira vez, o nome Horse surge como uma marca dentro da Renault, já que é o nome dado pela francesa em sua parceria com Geely, para as operações internacionais da Rneault fora da Europa e focadas em carros comuns.

Isso inclui várias fábricas de carros e motores, atuando em todos os continentes, exceto Europa, entregando ainda uma plataforma modular comum de baixo custo e oito lançamentos globais de carros que atuarão em regiões bem distintas.

[Fonte: Auto Data ]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X