Renault prepara um “mini Duster” para atuar em um importante mercado automotivo

SUV Renault Duster verde-escuro visto de frente em uma estrada cercada por vegetação.
novo duster india 1

A Renault está de volta ao jogo na Índia e o Novo Duster é a principal arma da marca francesa para retornar aos tempos áureos, porém, apenas uma andorinha não faz verão e a empresa sabe disso.

Assim, o que se conta por lá – por meio do site Autocar Índia – é que a Renault terá um SUV de sete assentos maior que o Duster, possivelmente o Bigster com dois bancos no porta-malas e visual igualmente modificado.

Todavia, não é aí que a Renault pretende virar a mesa indiana e sim no segmento popular, abaixo dos 4,00 m de comprimento, onde os carros possuem incentivos fiscais para ter um preço acessível.

Segundo Fabrice Cambolive, CEO da Renault, em entrevista para a publicação anglo-indiana, disse que um “Mini Duster” seria uma “ótima ideia.

SUV Renault Duster verde-escuro visto por trás em uma estrada asfaltada cercada por árvores.
novo duster india 2

Não sabemos se de fato a Renault estaria já trabalhando em algo, mas é provável, ainda mais após a declaração do executivo francês, sugerindo tal produto.

Por trás de um mini Duster existe uma lógica bem localizada no mercado indiano, já que abaixo dos 4,00 m de comprimento, a Renault tem o Kiger, um crossover derivado do Kwid.

Mas, o Kiger tem um ar mais urbano e menos off-road, o que não agrada o consumidor indiano, refletindo assim nas vendas em baixo volume com mil unidades sendo emplacadas mensalmente, o que é pouco para um mercado do tamanho da Índia.

Interior de um Renault Duster com volante à direita, painel digital, central multimídia e bancos escuros.
novo duster india 4

Dessa forma, seguindo um padrão já visto naquele mercado, a Renault pode emplacar um modelo equivalente em porte ao Kiger, possivelmente usando até mesmo a plataforma modular CMF-A+.

No entanto, este produto será inspirado pelo Duster, com linhas mais robustas, elevadas e quadradas para atender ao consumidor que busca por visual mais parrudo.

Por lá, algumas marcas já fazem isso, como a Toyota com os modelos Brezza e Fronx, bem como a Kia com os modelos Sonet e Syros.

Então, podemos esperar a Renault com o Kiger e seu irmão mais volumoso, o mini Duster, que terá naturalmente um nome próprio.

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Continue lendo

Compartilhe esta notícia

Receba as notícias em tempo real

Escrito por

Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook

Ver todas as reportagens de Ricardo →