Os planos da Renault para o Boreal são grandes no Brasil, com o novo SUV médio da marca francesa pronto para conquistar vários mercados pela região, onde a montadora tem ainda fábricas na Argentina e Colômbia.
Em alguns lugares, desde o Koleos, a Renault não tem um SUV médio de fato para chamar de seu, mas o Boreal pretende alcançar 17 países a partir da produção em São José dos Pinhais, no Paraná.
Ivan Segal, diretor mundial de vendas para a marca Renault, falou ao site Auto Data: “Hoje temos 40% das vendas da Renault feitas fora da Europa. Queremos equilibrar essa balança e os setenta mercados que receberão o Boreal a partir do ano que vem serão importantes para atingir este objetivo”.
Como se sabe, o Boreal será turco também e feito em Bursa, na Ásia Menor, com diferenciais em relação ao modelo brasileiro, mas aqui, o SUV usa motor localizado da Horse, ou seja, no HR13 1.3 TCe de 156 cavalos e 25,5 kgfm na gasolina, enquanto com etanol, entrega 163 cavalos e 27,5 kgfm.
Segal pontuou: “O mercado brasileiro é o segundo mais importante para a Renault no mundo”. Assim, mesmo com somente 18 dos 70 mercados que serão alcançados com o Boreal, a marca está animada com a iniciativa.
“Queremos dobrar o faturamento por veículo vendido fora da Europa, na comparação com nosso resultado de 2019”, revelou o executivo. Com isso, a Renault deve apostar em mais produtos de tecnologia para elevar o valor agregado por carro, como a picape Niagara e um SUV de estilo cupê entre Kardian e Boreal.
Neste último caso, o produto poderia ser uma inspiração localizada do Renault Rafale, mas não com porte similar, sendo bem menor, na casa dos 4,36 m de comprimento, pouco menor que o Symbioz.
Usando elementos já presentes no Boreal e eventualmente na Niagara, esse SUV de estilo cupê com base no Kardian poderia chegar ao mercado como Renault Caudron para pegar Fastback e Nivus.
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