Renault, Stellantis e BMW podem se unir para salvar mercado europeu

luca de meo

O mercado europeu não está em seus melhores dias e vários fabricantes estão em alerta sobre possíveis consequências desagradáveis para o continente, que sofre com aumento dos custos, invasão de marcas chinesas e o desinteresse pelo carro elétrico.

A crise na Europa fica evidente quando só a Stellantis perdeu 14% do valor de suas ações nas bolsas de Paris e Milão, enquanto a BMW (ao lado da Mercedes-Benz), perdeu 3% no mesmo dia. Já a Volkswagen , todavia, teve queda de 2%.

Com perdas nos EUA e uma situação bem difícil com o governo italiano, a Stellantis perdeu mais de 40 bilhões de euros em seis meses e a crise se aproxima de uma forma agressiva.

Por conta disso e do vencimento de contrato, a Stellantis pensa em um sucessor para Carlos Tavares, sendo o nome mais forte o de Luca de Meo. Mas, o italiano é chefe da Renault e pode não precisar exatamente de mudar de casa…

Segundo rumores fortíssimos na Europa, a ida de Meo para a Stellantis seria o passo para algo maior, uma união entre Renault e o grupo sediado na Holanda com 15 marcas (Leapmotor entraria na conta).

Luca de Meo é um árduo defensor de uma empresa pan-europeia com uma “Airbus” automotiva, capaz de suportar a carga de cavalaria dos chineses, reduzir mais os custos e ampliar as vendas.

Presidente da ACEA, associação dos fabricantes europeus, Meo defende ainda uma eletrificação mais eficiente e de menor custo, tendo chegado a propor uma união com a VW no projeto de um carro elétrico barato, baseado no Twingo.

Todavia, além de Renault e Stellantis, a ideia é também atrair um fabricante de luxo e este seria a BMW. Segundo o jornal italiano Il Sole 24, durante o Salão de Paris está previsto um encontro entre Carlos Tavares, Luca de Meo e Oliver Zipse, este último da BMW.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X