Renault e Geely já possuem uma parceria global na forma da Horse, que herdou da montadora francesa, motores a combustão e transmissões, além de sistemas híbridos, mas as duas empresas vão, além disso, com compartilhamento de modelo e agora de plataforma.
Segundo o site Car News China, a Renault utilizará uma plataforma modular elétrica da Geely para atender a mercados emergentes, com a base GEA da montadora chinesa sendo a escolhida para sustentar esses modelos.
Veja também
As regiões a serem contempladas pela iniciativa são o Sudeste Asiático e a América Latina, sendo os produtos SUVs com propulsão elétrica e híbrido plug-in.
O que a mídia chinesa diz é que a Renault poderá desenvolver uma carroceria de forma independente, porém, uma arquitetura do veículo e chassi serão na maioria inspirados nos designs de produtos da marca Galaxy.
Já com o modelo EX5 no Brasil, a Geely usará a fábrica da Renault no Paraná para produzir alguns de seus modelos por aqui, mas a marca francesa precisa ter produtos elétricos sob sua marca com margens melhores que os europeus.
Como importar da Europa é caro, a Renault usaria a Geely para colocar um carro elétrico ou mesmo híbrido plug-in com tecnologia chinesa e preços competitivos.
Embora pareça algo inédito, em realidade não é, visto que a Renault tem parceria na China com a JMC e um sedã da divisão de mobilidade Mobilize na Europa é do fabricante asiático e, mais, este será vendido no Brasil por meio de uma marca independente.
Obviamente, os produtos da Renault sob a Geely serão mais antenados para atuar com baixo custo em regiões onde os preços possuem maior impacto na decisão de compra.
O Renault Grand Koleos é o primeiro carro da Geely com o losango, mas outro seguirá com uma carroceria de estilo cupê, já visto em esboço.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias