Mesmo pertencendo a categorias diferentes entre os SUVs, a dupla Renegade e Corolla Cross divide algumas faixas de preço com suas tantas versões.
Se você puder gastar o mesmo, qual deles é melhor?
O modelo da Jeep ainda desfruta das mudanças que apresentou nos últimos anos, enquanto o Toyota acabou de divulgar sua atualização de meia-vida, trazendo novo visual e mais equipamentos.
Confira qual deles é melhor!
O Renegade é menos caro
A linha do Renegade 2024 não teve mudanças nos últimos meses, mantendo inclusive os preços do começo do ano. Isso significa que a gama parte de R$ 118,3 mil na opção 1.3 turbo, que não tem um nome específico.
Um aspecto curioso é o salto que a Jeep exige para a versão Sport, que sai por quase R$ 144 mil.
E isso acontece novamente ao passar para as duas opções Longitude, que ficam entre R$ 163 mil e R$ 170 mil, e as topo de linha S e Trailhawk, ambas por R$ 188 mil.
Todas usam o mesmo motor 1.3 turbo de 185 cv, mas apenas as mais caras oferecem a tração 4×4.
Confira os valores do Renegade 2024:
- Renegade 1.3 Turbo 4×2 – R$ 118.290
- Renegade Sport 1.3 Turbo 4×2 – R$ 143.990
- Renegade Longitude 1.3 Turbo 4×2 – R$ 162.990
- Renegade Longitude Dark 1.3 Turbo 4×2 – R$ 169.990
- Renegade S 1.3 Turbo 4×4 – R$ 187.990
- Renegade Trailhawk 1.3 Turbo 4×4 – R$ 187.990
O novo Corolla Cross 2025 trouxe algumas novidades, como a ausência da versão de entrada XR em seu configurador.
Mas essa opção continua sendo vendida para o público em geral por quase R$ 165 mil, apesar da preferência da marca em oferecê-la na venda direta.
Por R$ 13,6 mil a mais, o SUV tem a opção XRE, que é mais equipada, enquanto a XRX exige outro salto de R$ 13,2 mil. A opção mais cara com o motor 2.0 aspirado de 175 cv segue sendo a GR-Sport, que sai por quase R$ 198 mil.
Todas as versões com esse motor tiveram aumento na nova linha, o que não ocorreu com as configurações híbridas.
Com isso, as versões XRV Hybrid e XRX Hybrid seguem sendo vendidas por R$ 202,7 mil e R$ 211 mil, respectivamente.
Veja quanto custa cada versão do Corolla Cross 2025:
- Corolla Cross XR 2.0 – R$ 164.990
- Corolla Cross XRE 2.0 – R$ 178.590
- Corolla Cross XRX 2.0 – R$ 191.790
- Corolla Cross GR-Sport 2.0 – R$ 197.790
- Corolla Cross XRV Hybrid – R$ 202.690
- Corolla Cross XRX Hybrid – R$ 210.990
VENCEDOR: Renegade.
Equipamentos equivalentes
Enquanto o modelo da Jeep segue o mesmo, o SUV da Toyota ganhou diversas novidades em sua lista de equipamentos. Mas qual deles oferece o melhor custo-benefício?
Vamos começar comparando o Renegade Longitude (R$ 162.990) com o Corolla Cross XR (R$ 164.990).
O Renegade é o único com rodas aro 18, alerta de pressão dos pneus, sensores de estacionamento, indicador de fadiga, A/C dual zone, paddle-shifts, bancos em couro, start/stop, GPS, leitor de placas e carregador por indução.
Já a versão mais barata do Corolla Cross tem ACC, assistente de farol alto, faróis e lanterna de neblina, sensor crepuscular, saída traseira do A/C, rebatimento elétrico dos retrovisores, Auto Hold e multimídia de 9 polegadas (no rival a tela tem 8,4 polegadas) como itens exclusivos.
O comparativo acima mostra o bom nível de equipamentos do modelo japonês, que encarou de frente o rival intermediário com sua versão de entrada.
Algo similar ocorre entre o Renegade S (R$ 187.990) e o Corolla Cross XRX 2.0 (R$ 191.790), lembrando que aqui estamos falando da versão mais cara do Jeep.
Ela vem com rodas aro 19, assistente de estacionamento, partida remota e Wi-Fi, enquanto o Corolla Cross intermediário tem banco do motorista com ajustes elétricos, tampa do porta-malas com abertura automática, frenagem automática em manobras e apoio de braço no banco traseiro.
Lembrando que a reestilização do Corolla Cross trouxe novidades, como painel digital de 12,3 polegadas, freio de estacionamento eletrônico, carregador de celular por indução, abertura automatizada do porta-malas, ar digital dual zone e controle de cruzeiro adaptativo.
VENCEDOR: Empate.
Desempenho ou economia?
O Renegade continua oferecendo o mesmo motor em todas as versões.
Estamos falando do 1.3 turbo de 180/185 cv e 27,5 kgfm, que usa câmbio automático de 6 marchas nas versões 4×2 e a transmissão de 9 velocidades com a tração 4×4.
O conjunto com tração dianteira leva o SUV de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e tem máxima de 210 km/h. São números superiores ao que vemos nas versões 4×4, que fazem o mesmo em 9,5 segundos e atingem 202 km/h.
Do lado do Corolla Cross, a reestilização não trouxe novidades mecânicas.
Com isso, ele começa com o motor 2.0 aspirado de 167/175 cv e 20,8 kgfm, com câmbio CVT de 10 marchas. São necessários 9,8 segundos até os 100 km/h, com máxima de 195 km/h.
Nas versões híbridas, o SUV usa o motor 1.8 de 98/101 cv e 14,5 kgfm ligado a dois propulsores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm.
Com 122 cv de potência combinada, ele leva 13 segundos em seu 0 a 100 km/h e chega a 170 km/h de máxima.
Se o japonês perdeu no desempenho, o troco veio no consumo.
Mesmo deixando suas versões híbridas de lado, o motor 2.0 aspirado é o mais econômico em todas as situações, passando dos 13 km/l na estrada.
O Renegade, por sua vez, fica abaixo disso com sua versão 4×2 e é muito mais “gastão” nas configurações 4×4, onde o consumo urbano com etanol fica pouco acima dos 6 km/l.
Consumo | Renegade 4×2 | Renegade 4×4 | Corolla Cross 2.0 | Corolla Cross Hybrid |
Cidade – etanol | 7,7 | 6,4 | 8,2 | 12,5 |
Cidade – gasolina | 10,9 | 9,0 | 11,6 | 17,7 |
Estrada – etanol | 9,0 | 7,6 | 9,3 | 10,1 |
Estrada – gasolina | 12,7 | 10,8 | 13,3 | 14,6 |
VENCEDOR: Empate.
O Corolla Cross é mais espaçoso
As medidas deixam claro que o Corolla Cross leva vantagem no espaço interno, sendo maior no comprimento (4,46 x 4,26), na largura (1,82 x 1,80) e no entre-eixos (2,64 x 2,57). O Renegade é mais espaçoso apenas na altura (1,70 x 1,62).
Isso já era esperado, pois estamos falando de um SUV médio.
Além do espaço para as pernas, ele também oferece a saída traseira de ar-condicionado em todas as versões e um acabamento acima da média, como também é visto no Renegade.
A vantagem do modelo da Toyota continua quando falamos sobre o porta-malas, que tem abertura elétrica em algumas versões e capacidade para 440 litros.
Já o modelo da Jeep é criticado nesse aspecto, pois carrega apenas 320 litros (ou 314 litros na versão Trailhawk).
VENCEDOR: Corolla Cross.
Os donos do Jeep gastam menos
Assim como a Toyota, a Jeep passou a vender seu modelo com garantia de 5 anos, cobertura que também é vista nos irmãos Compass e Commander. Mas qual deles é mais barato nas revisões?
Visando economizar, o Renegade pode visitar a concessionária a cada 12.000 km, eliminando uma parada até os 60.000 km. Nesse período, seus donos vão desembolsar R$ 4,9 mil nas versões 4×2 e R$ 5,2 mil nas configurações 4×4.
Já o Corolla Cross segue o padrão de revisões a cada 10.000 km, somando R$ 5,6 mil nos modelos a combustão e R$ 5,5 mil nas versões híbridas.
Ainda que a diferença não seja tão grande, o Renegade é o mais barato nas manutenções.
Revisões | Renegade 4×2 | Renegade 4×4 | Corolla Cross 2.0 | Corolla Cross Hybrid |
10.000 km | R$ 512,70 | R$ 481,90 | ||
12.000 km | R$ 767,00 | R$ 828,00 | ||
20.000 km | R$ 960,00 | R$ 948,00 | ||
24.000 km | R$ 874,00 | R$ 935,00 | ||
30.000 km | R$ 753,00 | R$ 831,00 | ||
36.000 km | R$ 972,00 | R$ 1.032,00 | ||
40.000 km | R$ 1.395,00 | R$ 1.368,00 | ||
48.000 km | R$ 906,00 | R$ 967,00 | ||
50.000 km | R$ 726,00 | R$ 735,00 | ||
60.000 km | R$ 1.412,00 | R$ 1.472,00 | R$ 1.323,00 | R$ 1.149,00 |
TOTAL | R$ 4.931,00 | R$ 5.234,00 | R$ 5.669,70 | R$ 5.512,90 |
VENCEDOR: Renegade.
Vendas tímidas
Ao falarmos sobre o desempenho nas vendas desses SUVs, podemos destacar dois pontos importantes: a diferença entre eles não é tão grande e os dois estão bem longe da liderança no segmento.
Quem se deu melhor no primeiro trimestre de 2024 foi o Renegade, que somou 10.402 unidades e ficou na 8ª posição.
Enquanto isso, o Corolla Cross vendeu 9.287 unidades, aparecendo apenas na 10ª colocação.
Em 2023, o resultado tinha sido exatamente o mesmo: o modelo da Jeep ficou em 8º, com 47.389 emplacamentos, enquanto o Toyota foi o 10º depois de ter vendido 42.070 unidades.
VENCEDOR: Renegade.
Conclusão
A vitória do Renegade neste comparativo veio depois que o modelo foi o melhor nos preços, no custo de manutenção e nas vendas.
Ou seja, o SUV compacto é mais barato na hora de comprar e para se manter, o que resulta no bom resultado de mercado.
Enquanto isso, o Corolla Cross venceu no espaço interno, algo esperado por pertencer a outra categoria.
Os dois ainda empataram nos equipamentos e na motorização, onde o Renegade anda mais e o Corolla Cross bebe menos (mesmo nas versões a combustão).
Fichas técnicas
Renegade |
Corolla Cross |
|
Preço | R$ 118.290 a R$ 187.990 | R$ 164.990 a R$ 210.990 |
Motor | 1.3 turbo (4×2 ou 4×4) | 2.0 ou híbrido |
Potência e torque | 185 cv e 27,5 kgfm | 2.0 – 175 cv e 20,8 kgfm |
Híbrido – 122 cv (torque não divulgado) | ||
Câmbio | Automático de 6 ou 9 marchas | CVT de 10 marchas |
Aceleração e velocidade máxima | 1.3T (4×2) – 8,7s e 210 km/h | 2.0 – 9,8s e 195 km/h |
1.3T (4×4) – 9,5s e 202 km/h | Híbrido – 13s e 170 km/h | |
Consumo cidade | 1.3T (4×2) – 7,7 km/l (E) e 10,9 km/l (G) | 2.0 – 8,2 km/l (E) e 11,6 km/l (G) |
1.3T (4×4) – 6,4 km/l (E) e 9 km/l (G) | Híbrido – 12,5 km/l (E) e 17,7 km/l (G) | |
Consumo estrada | 1.3T (4×2) – 9 km/l (E) e 12,7 km/l (G) | 2.0 – 9,3 km/l (E) e 13,3 km/l (G) |
1.3T (4×4) – 7,6 km/l (E) e 10,8 km/l (G) | Híbrido – 10,1 km/l (E) e 14,6 km/l (G) | |
Rodas e pneus | 215/60 R17, 225/55 R18 ou 235/45 R19 | 215/60 R17 ou 225/50 R18 |
Medidas | comprimento, 4,26 m; altura, 1,70 m; largura, 1,80 m; entre-eixos, 2,57 m | comprimento, 4,46 m; altura, 1,62 m; largura, 1,82 m; entre-eixos, 2,64 m |
Tanque | 55 litros | 47 ou 36 litros (versão híbrida) |
Porta-malas | 320 litros (314 litros – Trailhawk) | 440 litros |
Peso | 1.476 a 1.643 kg | 1.400 a 1.420 kg |
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