Reno Unido: marcas serão responsáveis por acidentes com carros autônomos

tesla model 3 2024 4 1
tesla model 3 2024 4 1

O mundo dos carros autônomos ainda é terra de ninguém em quase qualquer lugar, mas isso tende a mudar, pelo menos no Reino Unido. Ali, o governo de Sua Majestade, o Rei Carlos III, o famoso Charles, mudará as regras.

Em realidade, o governo de Londres planeja estabelecer de fato uma legislação para os carros autônomos nas ilhas britânicas, onde a responsabilidade por acidentes envolvendo veículos de direção independente do motorista será das empresas, e não dos motoristas.

O fato do governo britânico proteger os motoristas foi festejado pelas seguradoras e também startups de desenvolvimento de inteligência artificial e condução autônoma.

O motivo é que a legislação passa assim a ser definida, e as empresas envolvidas no processo poderão ter liberdade para testar suas tecnologias e aplicá-las no país de acordo com a lei.

Em pronunciamento, o Rei Carlos III disse: “Os meus ministros introduzirão novos quadros jurídicos para apoiar o desenvolvimento comercial seguro das indústrias emergentes, como os veículos autônomos”.

Alex Kendall, CEO da startup AV Wayve, comentou: “A nova legislação primária para veículos autônomos nos dá confiança para continuar investindo em P&D e aumentando nossa base de talentos aqui no Reino Unido”.

Tara Foley, chefe de operações do Reino Unido e Irlanda da seguradora global AXA, afirmou: “Para as seguradoras, também proporciona clareza crucial para estabelecer a responsabilidade pela condução autônoma”.

Para os motoristas, isso se torna mais que uma vitória, pois dá aos condutores a confiança de utilizar a tecnologia com responsabilidade, uma vez que atualmente quase tudo relacionado com os sistemas de assistência direta à condução são ilegais diante de autoridades de trânsito.

Quando a condução autônoma surgiu como uma meta da indústria, três coisas impediam-na de existir: tecnologia, confiança e legislação.

A tecnologia existe hoje até no Brasil, enquanto a confiança do motorista foi conquistada por ações como da Tesla, porém, a legislação não existe nenhum país ao nível nacional.

Com esta ação, o Reino Unido será o primeiro país a ter uma legislação nacional para carros autônomos, definindo seu uso e responsabilidades.

[Fonte: Reuters]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X