Reparo de R$ 65.000: SUVs Volvo tem problema no motor elétrico

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UPDATE: A Volvo Cars respondeu ao pedido do NA e segue o posicionamento da empresa abaixo: 

Alguns proprietários de modelos Volvo XC60 e XC90 híbridos, reclamam sobre problema no motor elétrico dos citados SUVs e falam de reparo que chega a custar R$ 65.000.

Quatro relatos, todos com resposta da Volvo Cars, estão registrados no site Reclame Aqui, sendo que num deles, o custo do reparo não poderia ser coberto pela garantia.

Um deles é de um Volvo XC60 2021, que apresentou alerta de “Impossibilidade de nova partida”, sendo que o dono levou o SUV em um guincho para a revenda.

Lá, foi contatado que havia uma peça, “como se fosse um radiador que esquenta ou esfria a bateria do híbrido quando precisa, e ela não está funcionando direito e por conta disso o carro não pega”, conforme relato do proprietário.

O dono alega que não havia a peça e não havia um prazo para reparo. A Volvo atendeu a chamada e a peça foi trocada, mas não resolveu o problema. A Volvo retornou a solicitação e, pela marca, teriam chegado a uma solução.

Outro caso é de um Volvo XC90 T-8 Inscription 2019/2020 com 46.000 km, cujo dono sentiu um “afogamento” do motor elétrico no modo de condução Pure e Hibrido.

A revenda deu um orçamento de R$ 43.000 para troca da embreagem e transmissão do motor elétrico, sugerindo ser desgaste ou defeito, com a Volvo respondendo o atendimento e até o momento sem definição do caso.

Num terceiro caso, um Volvo XC90 Inscription T8 Recharge Plug-in Hybrid ano 2018 com 48.000 km apresentou perda de potência nos modos híbrido e elétrico, segundo o proprietário.

Em BH, o dono foi informado pelo revendedor de um “problema crônico” na transmissão EARD do motor elétrico, peça número 32324105, cuja substituição custaria R$ 30.000.

Em resposta, a Volvo alegou que o veículo estava fora de garantia e por isso o custo não seria arcado pela montadora.

Por fim, o quarto caso é de um Volvo XC60 T8 R-Design com 77.000 km, alegando o dono um defeito no “Módulo IEM elétrico” com reparo custando R$ 65.000.

A Volvo respondeu, dizendo que o caso estava “sob acompanhamento junto a nossa equipe”. O cliente solicitou carro reserva e noutra resposta da marca, o veículo havia sido reparado.

A Volvo Car Brasil esclarece que:

1 – O termo ERAD – Electric Rear Axle Drive, dá nome a uma unidade de acionamento que integra os principais componentes necessários para impulsionar um veículo usando um motor elétrico em uma estrutura de eixo. Já o termo IEM – Inverter ERAD Module – nomeia o modulo que faz a gestão de energia do sistema de alta voltagem entre a bateria de alta tensão e o ERAD, transformando a corrente contínua da bateria em alternada trifásica ao tracionar o veículo ou o inverso em caso de frenagens.

2 – A publicação de Technical Journal, bem como o exemplar TJ 35966.4.0, são ferramentas de comunicação e informação elaboradas e divulgadas pela Volvo Cars a fim de disseminar as informações técnicas para a realização de manutenções e reparos em seus veículos. Dessa forma, trata-se de uma comunicação direcionada e de uso interno e se destina aos profissionais especializados na realização de tais serviços. Por fim, esclarecemos que esse tipo de material é comumente utilizado por toda a indústria visando sempre o mesmo fim.

3 – Sobre os casos relatados por clientes Volvo que identificaram falhas relacionadas ao sistema ERAD em seus veículos e não tiveram cobertura da garantia, esclarecemos que a Volvo Car Brasil analisa, de maneira criteriosa e individualizada, todos os casos de falhas e manutenções que chegam ao seu conhecimento. Essa análise segue um rigoroso protocolo técnico e legal, além de considerar diferentes critérios como manutenções realizadas no prazo estabelecido pela montadora e em rede credenciada, contextos de utilização dos veículos, entre outros.

4 – Após serem submetidos a essa avaliação, a Volvo Car Brasil constatou que os veículos em questão não cumpriam os requisitos para que tivessem sua solicitação atendida pela garantia contratual oferecida pela montadora. Os clientes receberam todas as informações de forma transparente e detalhada sobre seus veículos e as análises realizadas, bem como o parecer da montadora, seguindo os princípios do atendimento individual, personalizado e pessoal que norteiam a prestação de serviços da Volvo Car Brasil.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X