Revolucionando Carros Elétricos: Polestar faz parceria para criar carregamento mais rápido do mundo

Polestar StoreDot 2
Polestar StoreDot 2

A Polestar Automotive, marca automotiva sueca comprada pela Volvo em 2015, está fazendo uma parceria com a israelense StoreDot, para ser a primeira montadora a usar o inovador sistema de carga super rápida criada pela startup.

Essa tecnologia permite que as baterias sejam carregadas de 10% a 80% em apenas 10 minutos. Com a parceria, a Polestar poderá implementar a tecnologia em seus carros de produção.

Cerca de 15 marcas já estão se tornando parceiras da StoreDot, como a Volvo e a Daimler, mas a Polestar está saindo na frente.

Nos termos da parceria, as duas empresas irão trabalhar juntas para colocar a nova tecnologia nos veículos da Polestar, com um protótipo sendo revelado no ano que vem, 2024.

Polestar StoreDot 1
Polestar StoreDot 1

Só que o uso dessa tecnologia em carros normais nas ruas ainda deverá demorar um pouco, e acontecer somente em 2027, mas o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, já está animado com a possibilidade de seus clientes “terem a habilidade de carregar seus carros em minutos”.

Já o CEO da StoreDot, Doron Myersdorf, enxerga outro lado do assunto. Ele citou que “o que antes era a ansiedade da autonomia do carro elétrico, agora se tornou a ansiedade do carregamento das baterias”.

E isso realmente é verdade, pois a velocidade de carregamento das baterias de um carro elétrico é hoje considerada a barreira número um contra a adoção em massa dos veículos elétricos.

Myersdorf comentou também que a StoreDot ainda tem muito trabalho para integrar seus sistemas em carros de produção, mas que sua equipe está trabalhando focada em fazer isso acontecer o quanto antes, e que alguns resultados já poderão ser demonstrados nos próximos meses.

A vantagem deste sistema inovador não é apenas a possibilidade do carregamento de 10% a 80% em apenas 10 minutos, mas também que isso pode ser feito mais de 1.000 vezes consecutivamente, sem que as baterias se degradem muito.

As estações de recarga precisarão ser atualizadas para entregar uma carga de pelo menos 350 kilowatts, para entregar uma recarga tão rápida assim.

As baterias da StoreDot usam silício, ao invés de grafite, e a startup fundada em 2012 já conseguiu arrecadar mais de 200 milhões de dólares.

Anteriormente a empresa trabalhava com carregamento rápido de baterias de celulares, então mudou para carros mais recentemente.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.