
A Rivian iniciou 2025 em marcha lenta. A fabricante norte-americana de veículos elétricos enfrentou um primeiro trimestre difícil, com uma queda de 36% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado e apenas 8.640 unidades entregues.
Mas, para quem está de olho em um R1T ou R1S, a má notícia para a empresa pode ser uma boa oportunidade para o consumidor: os preços baixaram graças a uma série de novos incentivos agressivos.
Até o fim de abril, a Rivian está promovendo a campanha chamada “Electric Refresh”, que oferece um desconto de US$ 3.000 na troca de qualquer veículo — seja ele movido a combustão, híbrido ou elétrico — por um dos modelos da marca.
No Canadá, a vantagem é ainda maior, com um bônus de CA$ 4.300.

Mas o movimento mais ousado da Rivian é mirar diretamente nos atuais proprietários da Tesla.
A empresa anunciou um incentivo adicional de US$ 3.000 exclusivamente para donos e locatários de veículos da marca de Elon Musk. E o melhor: os dois bônus podem ser combinados, resultando em até US$ 6.000 de desconto imediato.
Além disso, quem optar por um contrato de leasing também poderá se beneficiar de um crédito federal de US$ 7.500 para carros elétricos, elevando o total possível de abatimento para impressionantes US$ 13.500.
Claro, como sempre, há alguns poréns. Embora os incentivos de troca de veículos sejam convenientes, é comum que o valor de avaliação oferecido pela montadora esteja abaixo do preço de mercado.

Para quem tem tempo e disposição, vender o carro atual de forma privada tende a render mais. Ainda assim, a facilidade de entregar o carro antigo e sair dirigindo um novo Rivian no mesmo dia é um atrativo forte para muitos compradores.
Mesmo com os descontos, os modelos da Rivian ainda estão longe de serem considerados acessíveis. O R1T, uma picape elétrica, parte de US$ 69.900 na versão Dual Standard e chega a US$ 99.900 na versão Tri.
Já o SUV R1S começa em US$ 75.900 e pode ultrapassar os US$ 105.000 dependendo da configuração. Versões ainda mais potentes, com quatro motores, devem ser lançadas em breve, mas os preços ainda não foram revelados.
Enquanto os aguardados modelos menores, R2 e R3, não chegam ao mercado, a Rivian tenta manter o apelo dos seus veículos premium por meio dessas ofertas temporárias.
No fundo, a estratégia parece clara: recuperar o fôlego em um mercado cada vez mais competitivo e, quem sabe, atrair alguns clientes da concorrência — especialmente da Tesla — oferecendo não apenas descontos, mas também a promessa de uma experiência diferente ao volante.

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