Rivian está dando dinheiro para seus clientes abrirem mão do direito de processar por defeitos

rivian logo (1)
rivian logo (1)

A empolgação de receber um carro novo pode rapidamente se transformar em frustração — principalmente quando a marca é nova, promissora e ainda em fase de amadurecimento.

Foi exatamente isso que viveu um cliente da Rivian , que relatou uma verdadeira novela envolvendo seu SUV elétrico R1S recém-adquirido.

Segundo relato publicado no Reddit , o proprietário recebeu seu veículo no dia 4 de agosto. Menos de duas semanas depois, o sistema de ar-condicionado apresentou falha e o carro precisou ser encaminhado para um centro de serviço da Rivian.

A partir daí, o que era para ser uma simples assistência técnica virou um caso de descaso: o EV passou três semanas parado, e o cliente afirma que praticamente não houve comunicação ou transparência da marca durante todo o processo.

Veja também

Depois de insistir com pelo menos uma dúzia de contatos ao suporte, a Rivian finalmente respondeu — mas com uma proposta polêmica.

rivian motor quad 1
rivian motor quad 1

A montadora ofereceu ao dono do R1S a quantia de US$ 2 mil como “boa vontade”, com a condição de que ele assinasse um documento abrindo mão do direito de processar a empresa.

O acordo incluía cláusulas de renúncia à ação por quebra de garantia, violação da lei estadual de veículos problemáticos (conhecida como “lemon law”) e da lei federal Magnuson-Moss, que regula garantias de produtos de consumo nos EUA.

O cliente compartilhou parte do contrato no fórum, o que gerou um debate acalorado. Curiosamente, outros usuários relataram experiências parecidas: também teriam recebido a mesma proposta e, em alguns casos, até assinado o documento.

Um deles consultou um advogado, que teria informado que a renúncia se aplica apenas a problemas anteriores à data do acordo, e não aos futuros — algo reforçado pela redação “relating to your Rivian vehicle to date”.

rivian r1t (4)
rivian r1t (4)

Essa prática levanta discussões sobre como a Rivian está lidando com falhas em seus veículos e, principalmente, com a insatisfação dos consumidores.

Ao que tudo indica, a estratégia da marca é oferecer compensações pontuais para evitar processos judiciais mais caros ou até mesmo a necessidade de recomprar veículos problemáticos.

Embora US$ 2 mil possa parecer uma compensação razoável em alguns casos, críticos apontam que o valor é ínfimo frente ao preço do R1S — que ultrapassa US$ 70 mil — e que a empresa deveria investir mais em qualidade e pós-venda, especialmente por se tratar de uma fabricante jovem tentando conquistar confiança em um mercado competitivo.

A situação acende um alerta: será que os clientes da Rivian estão sendo usados como “testadores beta” de luxo, pagando caro por um produto ainda imaturo?

Se a resposta for sim, a marca corre o risco de manchar sua reputação antes mesmo de consolidar sua posição entre os grandes nomes do setor automotivo.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.