
Nem bem começaram as entregas do novo Tesla Model Y Juniper nos Estados Unidos, e uma das primeiras unidades já foi parar no ferro-velho.
Com apenas 197 milhas rodadas (cerca de 315 km), esse exemplar da versão Launch Edition sofreu um acidente severo e agora está à venda em um pátio da Copart, no Texas, onde o modelo provavelmente foi produzido.
E, ao que tudo indica, não vai voltar a circular tão cedo.
Do lado do motorista, o carro ainda parece quase impecável. Mas basta olhar para o lado do passageiro para perceber que a situação é outra.

A roda dianteira direita foi completamente arrancada — junto com cubo, disco de freio e pinça — sobrando apenas alguns braços de suspensão. O para-lama foi totalmente amassado, a porta está destruída e o retrovisor também não sobreviveu.
É o tipo de dano que dificilmente resulta de uma simples batida de para-choques.
Curiosamente, nenhum airbag foi acionado, o que levanta dúvidas sobre o tipo de colisão ou a forma como os sensores interpretaram o impacto.
Ainda assim, o sistema de entretenimento do carro permanece funcionando e indica que a versão conta com o pacote Full Self-Driving ativado, item que vem de fábrica nas Launch Edition.

O interior, apesar de visivelmente sujo, parece estar em boas condições — e o fato de o carro ainda ligar sugere que, pelo menos, a bateria e os motores elétricos podem estar intactos.
Isso abre a possibilidade de que o veículo sirva como doador de peças para outros reparos ou até mesmo para algum projeto ambicioso de reconstrução.
Lembrando que o Model Y Juniper traz atualizações visuais e técnicas em relação ao modelo anterior, incluindo melhorias na eficiência, refinamento interno e novos recursos.
Seu preço original gira em torno de US$ 59.990, mas, neste estado, quanto será que vale?

Em um mercado onde componentes de Tesla são disputados — e caros —, pode ser que essa sucata acabe sendo um bom investimento. Afinal, mesmo com o fim trágico precoce, ainda há muito valor escondido sob a lataria amassada.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!