Rodas aerodinâmicas impressas em 3D pode ser nova tendência

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Elas são comuns em carros de rali e dão aos bólidos dessa categoria, um visual bem peculiar e atraente, chegando mesmo a serem “copiadas” pela Ford em seu Mustang Mach E Rally , lançado na Europa recentemente.

Conhecidas como Turbofans, essas calotas sobre as rodas dos carros de rali surgiram nos anos 70 e ajudam a reduzir o arrasto aerodinâmico dos veículos em alta velocidade, assim como ajudam enormemente na refrigeração dos freios.

calota turbofan 1calota turbofan 1

Agora, uma nova tendência pode estar surgindo com os modelos de Turbofans impressões em 3D com direto a suporte centralizado como se a roda do carro tivesse porca única, como os carros de rali.

A Vonka Racing está fazendo isso ao fabricar estas calotas em impressora 3D, inserindo na programação um modelo tridimensional reproduzido fielmente no molde.

No entanto, como diz o site The Drive, a Vonka começou a moldar as calotas de peça única recentemente e ainda não haviam testado quando foram questionados pelos americanos.

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O grande desafio disso é o balanceamento da calota na roda, de modo a evitar quebras, vibrações excessivas e ruídos indesejáveis.

A questão do calor é outro ponto a ser verificado, já que o componente é impresso em um tipo de plástico, assim como também não se sabe como o fan atuará em alta velocidade, especialmente na eficiência em refrigerar os freios.

calota turbofan 3calota turbofan 3

Isso sem contar o peso, porém, isso seria altamente relevante em carros de rali, devido ao peso não suspenso, mas no caso da Vonka, a ideia é customizar o carro, não sendo assim necessariamente ser uma peça ultraleve, o que exigiria fibra de carbono.

Certamente nesse caso a coisa sairia muito mais cara, então, com a proposta de também ser acessível, este Turbofan da Vonka deverá atender a maioria dos plásticos usados por impressoras 3D, permitindo que os clientes reproduzam os moldes à distância.

[Fonte: The Drive]

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X