Marcas de ultraluxo como Rolls-Royce e Maybach são acessíveis apenas para poucos milionários, que pagam pequenas fortunas pelos sedãs cheios de luxo, poder e ostentação, mas para quem tem muito pouco dinheiro, existe uma alternativa de andar em algo “parecido”.
Na China, os clones de carros famosos continuam correndo soltos como se o país ainda fosse aquele que se tornou principal player global do mundo automotivo, com carros altamente sofisticados e competitivos.
Todavia, num mercado de 1,4 bilhão de pessoas, onde cerca de 1 bilhão ainda não acessam os produtos que hoje geram temor em outros países pelos atributos já citados, o negócio é ter veículos acessíveis para uma grande massa de baixa renda.
Por lá, pequenos carros elétricos ou a gasolina, continuam a circular aos montes e eles normalmente se apropriam da imagem de produtos bem conhecidos para se destacarem na paisagem chinesa, como os pequenos “clones” de Rolls-Royce e Maybach.
Se não bastasse imitar os carros de luxo tradicionais, muitos deles fabricados na própria China, pequenos fabricantes fazem veículos urbanos diminutos com o design das duas marcas de ultraluxo.
Imitações literalmente baratas de Rolls-Royce Phantom e Mercedes-Maybach também fazem parte da oferta de mini carros que mais parecem aqueles brinquedos usados em shoppings para divertir as crianças.
Só que a brincadeira aqui é bem outra, com estes veículos custando em média 14 mil yuans ou R$ 11 mil, o preço de uma pequena moto urbana no Brasil.
Num país onde se produz quase tudo que existe (e até o que imaginamos não existir) e por preços módicos, estes pequenos “Rolls-Royce” e “Maybach” usam tecnologias atualmente empregadas nos carros de verdade, como faróis e lanternas em LED, por exemplo.
Dentro do Maybach da 25 de Março, o panel é uma cópia daquele usado em carros da Mercedes-Benz, como o GLB, por exemplo. Peca somente (?) por ter alavanca de transmissão no túnel e não na coluna de direção.
Atrás, o acesso nos dois modelos é feito por meio de portas de abertura invertida, como num Phantom, Ghost ou Wraith, por exemplo.
No entanto, o fabricante erra ao não adicionar os guarda-chuvas nas portas, como nos carros ingleses. Repare nas maçanetas unificadas nas portas… Enfim, no universo automotivo chinês, até os clones pequenos chamam atenção.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!