A Rolls-Royce acaba de revelar mais uma de suas criações exclusivas: o Phantom Dentelle. Trata-se de uma edição única do seu sedã de ultraluxo, encomendada por um cliente do Oriente Médio para homenagear o pai.
O modelo, feito sob medida pelo Private Office da marca em Dubai, é uma ode à delicadeza da renda artesanal.
O nome Dentelle, que em francês significa “renda”, antecipa a proposta do projeto.
A inspiração surgiu a partir de uma peça de renda feita à mão com auxílio de um tear Leavers — equipamento centenário usado na cidade inglesa de Nottingham desde o século XIX.
Mais do que um capricho estético, a renda influenciou cada detalhe do carro, do acabamento externo à composição interna.
Por fora, o Phantom Dentelle combina duas tonalidades exclusivas: Crystal sobre Arctic White na parte inferior e Crystal sobre Palais Nemasker Dawn no topo.
Essa última, apesar do tom rosado, é tratada com o nome oficial cuidadosamente escolhido pelo cliente e pela marca.
O conjunto é finalizado com a icônica estatueta Spirit of Ecstasy em acabamento de ouro rosa, grade dianteira escurecida e rodas de 22 polegadas com filetes em Arctic White.
Um ramo com folhas e frutinhas em pérola foi pintado à mão sobre o para-lama traseiro.
Mas é no interior que o Dentelle impressiona de verdade. O painel frontal recebeu uma composição floral elaborada com mais de 160 mil pontos de costura, executados com oito técnicas diferentes de bordado.
O console traseiro, chamado de Waterfall pela marca, soma outros 70 mil pontos. Tudo foi feito manualmente por artesãos da Rolls-Royce. Os alto-falantes também foram finalizados em ouro rosa, mantendo o padrão sofisticado do modelo.
Mecanicamente, o Dentelle mantém o conjunto tradicional do Phantom, com motor V12 biturbo de 6.75 litros e 563 cavalos, acoplado a um câmbio automático de oito marchas.
Nenhuma modificação foi feita na parte técnica — toda a personalização está voltada ao design e aos acabamentos.
Essa criação é apenas mais uma entre as várias edições especiais reveladas pela marca nos últimos meses.
A lista inclui o Phantom Goldfinger, o Scintilla, o Ghost City Lights e o Cullinan Series II Rose, todos inspirados por referências inusitadas e executados com altíssimo nível de personalização.
O Phantom Dentelle reafirma o papel da Rolls-Royce como referência em luxo sob medida, onde nenhum detalhe é pequeno demais e nenhuma inspiração é improvável.
Para os clientes da marca, até uma peça de renda de mais de 100 anos pode se transformar em um automóvel exclusivo — e absolutamente deslumbrante.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!