Rota 2030: Alckmin promete novo ciclo do programa automotivo

hyundai – fabrica de motores 02

O governo federal promete acelerar o Rota 2030, programa automotivo nacional que parecia esquecido após recentes mudanças de governo e que deve dar às montadoras, a previsibilidade que precisam para investir a longo prazo.

Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil e ministro do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que nos próximos dias, um segundo ciclo do programa Rota 2030 será anunciado.

Alckmin revelou que a nova fase do programa de incentivo à inovação, pesquisa e desenvolvimento, compreenderá um período que vai de 2023 a 2028.

Além disso, o segundo ciclo oferecerá uma redução de Imposto de Renda Pessoa Jurídica e de Contribuição Social do Lucro Líquido. O objetivo é “para as empresas poderem investir e inovar mais focadas na mobilidade, inovação e descarbonização”.

O vice-presidente abriu a carteira com um crédito de R$ 106 bilhões para financiamento de pesquisa e desenvolvimento, inovação e digitalização, que serão contraídos por meio do Embrapii ou via BNDES.

Na próxima fase, a parte que pega para os fabricantes de veículos será alterada e a nova meta de eficiência energética, considerará a emissão do poço à roda, ou seja, o ciclo completo do uso do combustível.

Não se sabe ainda os detalhes, mas carros com etanol serão beneficiados em detrimento daqueles a gasolina, assim como a emissão lançada no processo produtivo de carros híbridos e elétricos.

Atualmente, o Rota 2030 contabiliza apenas a emissão do próprio veículo, mas esta passará a ser analisada ao lado aquela do processo fabril.

Com isso, os fabricantes serão analisados também, com aqueles que possuem fábricas mais limpas em emissão, assim como o combustível usado, buscando-se assim melhora nesse aspecto.

Isso também é um incentivo para uso de energias limpas nas instalações, como parques eólicos ou solares, além de fontes termais e elétricas de origem sustentável.

O quanto será exigido dos carros no segundo ciclo ainda não se sabe, mas isso impactará alguns fabricantes.

[Fonte: Auto Data]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X