Royal Enfield: Indiana faz sucesso no Brasil e aumenta produção de motos em Manaus

royal enfield manaus dafra
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A indiana Royal Enfield chegou há alguns anos com a proposta de trazer motos de estilo custom para o mercado brasileiro, mantendo apenas uma loja em São Paulo no início da operação.

Todavia, a marca indiana de origem inglesa ganhou a confiança do consumidor e evolui em vendas por aqui, deixando clássicas como a Classic 50 para trás e trazendo produtos mais modernos, ainda que bem estilosos, como a Meteor, Interceptor e Continental GT, por exemplo.

Com a ampliação da gama e das vendas, a Royal Enfield passou a ter uma rede de concessionárias e a produzir motocicletas em Manaus, na fábrica da Dafra. A estratégia deu certo e agora a indiana quer fechar 2024 com até 20 mil unidades montadas aqui.

Tendo obtido crescimento de 44% nas vendas de janeiro a julho desse ano, a RE prevê uma rede de 38 lojas até o final do ano e um necessário aumento da produção, haja visto que em 2023 a marca emplacou pouco mais de 9 mil motos e este ano pode simplesmente dobrar o volume.

Gabriel Patini, diretor-executivo da Royal Enfield para a América Latina, disse ao site Auto Data : “Há capacidade para produzir mais. Temos, hoje, um gargalo na linha de produção de kits CKDs na Índia, mas dois turnos adicionais serão abertos apenas para atender à demanda do Brasil”.

Em julho, a linha de produção da RE teve mais de 2 mil motos feitas, mas o processo não é nada fácil. Isso porque a montadora importar peças e componentes da Índia num processo que dura cinco meses, sendo que três deles se passa em navio, cruzando dois oceanos.

Patini disse que o objetivo da RE é ter uma produção regular de 2 mil motos por mês em Manaus, porém, a infraestrutura permite alcançar até 35.000 motos por ano.

Tudo isso é exclusivo do mercado brasileiro, já que não se planeja exportação. Com preços competitivos e motos atraentes, a Royal Enfield ganhou seu espaço e agora só o quer ampliar.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X