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A Rússia está sob embargo (parcial) internacional, devido à invasão da Ucrânia, atingindo fortemente o mercado automotivo do país, que perdeu todas as principais montadoras estrangeiras, com exceção dos fabricantes chineses.
A Lada, marca da AvtoVAZ, foi uma das mais impactadas e chegou a parar a produção por falta de peças e componentes, o que vitimou o modelo Xray, baseado no Renault Sandero, assim como outros carros, como Vesta e Niva, entre outros.
De qualquer forma, a Rússia sobreviveu ao embargo imposto pelos EUA e aliados, assim como a Lada pensa em novos caminhos após perder produção, modelos e tecnologia da Renault, que tinha 75% da AvtoVAZ até se retirar do país.
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Ainda que o jipinho soviético tenha sido o primeiro a voltar, a gama da Lada ficou enormemente prejudicada e a presença ainda maior de carros chineses, até mesmo diante do desembarque de iranianos, aliados de Moscou, a marca russa de sempre renovará seu portfólio.
Em evento recente, a Lada anunciou novos produtos e um deles era um tal de Iskra, um modelo compacto intermediário entre Granta e Vesta, que será lançado em 2025 como parte de um esforço para recuperar o terreno perdido.
Imagens de patente surpreenderam os russos, uma vez que no anúncio da AvtoVAZ, o Iskra só teria versões hatch e sedã, porém, o carro visto no serviço do Instituto Federal de Propriedade Industrial da Rússia, é uma legítima perua.
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Ainda com a linguagem “X” dos carros atuais da Lada, a perua Iskra tem frente expressiva, seguindo essa linha de estilo, mas podemos notar os faróis simples com luzes diurnas em LED, assim como vincos acentuados, grade estilizada e faróis de neblina.
Nas laterais, os vincos do estilo X são mais suaves, enquanto a traseira pronunciada tem lanternas enormes num conjunto arredondado, evidenciando um bom espaço interno para bagagens.
Segundo o dito pela Lada, a plataforma da Iskra será moderna e sugere que seja modular, mais precisamente uma variante localizada da CMF-B da Renault. A motorização é desconhecida, mas se não seguir com os motores 1.6 de 8V ou 16V, deve usar um 1.0 Turbo de origem francesa.
[Fonte: Kolesa]
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