Russos estão perto de ter seu primeiro carro elétrico nacional

kama atom 1
kama atom 1

Apesar do embargo imposto pelos EUA, União Europeia e aliados à Rússia, por conta da invasão da Ucrânia, o setor automotivo do país continua dando seus passos, ainda que eles estejam sendo guiados em grande parte pelos chineses.

Nesse cenário, alguns projetos nascidos antes da dita “operação militar especial” continuaram, mesmo com a pressão ocidental diante do invasor, sendo que um deles é o da startup Kama (sem relação com a Kamaz), registrada em Naberezhnye Chelny em 2021.

kama atom 5
kama atom 5

Ela surgiu para produzir o primeiro carro elétrico nacional da Rússia, um país que sempre viu os eletrificados da mesma forma que alguns inimigos, já que é grande exportador de petróleo e gás, assim como o comprador russo é sensível a preços altos.

Mesmo diante de tudo isso, a Kama segue remando contra a maré russa e avança no projeto de colocar o primeiro modelo, o Atom, no mercado em breve, atualizando seu design e refinando a proposta, que visualmente seria aceita tranquilamente numa Europa pré-28 de fevereiro de 2022.

kama atom 3
kama atom 3

Com 3,995 m de comprimento, 1,780 m de largura e 1,615 m de altura, não tendo a base revelada, o Kama Atom tem suspensão traseira multilink, além de raio de giro de 4,9 m, bem como altura livre do solo de 17 cm.

Parecendo um pequeno crossover, o Kama Atom tem rodas aro 17 polegadas e pneus 215/55 R17, além de bateria de lítio e fosfato de ferro de 77 kWh, que lhe garante autonomia de 500 km.

kama atom 6
kama atom 6

A Kama garante uma recarga rápida de 80% em até 30 minutos, com 5 minutos permitindo rodar 100 km. Seu motor elétrico tem 204 cavalos sendo colocado na traseira, daí o tipo de suspensão usado. Ele vai de 0 a 100 km/h em mais de 8 segundos.

A empresa diz que terá adiante versões com dois motores e tração nas quatro rodas, além de rodas aros 18 e 19 polegadas. A produção do Atom será feita na antiga fábrica da Renault em Moscou, a Avtoframos, que foi passada para a renascida Moskvich. Por aqui, esperamos pela Lecar com seu Model 459 .

Kama Atom – Galeria de fotos

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X