Russos iniciam a produção do Lada Iskra, primeiro modelo da marca nascido durante a Guerra da Ucrânia

lada iskra russia 1
lada iskra russia 1

A montadora russa AvtoVAZ iniciou a produção do Lada Iskra, primeiro modelo da marca que surgiu durante a Guerra da Ucrânia, ainda sem um fim no horizonte.

Com as vendas do mercado russo despencando, a AvtoVAZ decidiu reforçar seu portfólio com um novo produto que promete ser mais acessível que o Vesta e sua perua Vesta SW.

lada iskra russia 5
lada iskra russia 5

Assim, surgiram os Iskra e Iskra SW, marcos no desenvolvimento de produtos da montadora russa, cuja produção destes iniciou neste sábado, 19 de abril.

Isso porque os Lada Iskra e Iskra SW têm 90% de peças e componentes russos, evidenciando a independência da AvtoVAZ de fornecedores externos.

lada iskra russia 3
lada iskra russia 3

Na Rússia, os novos Lada Iskra e Iskra SW chegam com três motores, sendo eles 1.6 8V de 90 cavalos, 1.6 16V de 106 cavalos e 1.6 16V com 106 cavalos e transmissão automática.

As versões manuais possuem caixas de cinco e seis marchas, respectivamente. Não há previsão de eletrificação do Iskra a curto ou médio prazo.

O Iskra mede 4,333 m de comprimento nas duas variantes, com a Iskra Cross tendo 4,342 m de comprimento e altura livre do solo de 200 mm ante 170 mm das demais versões.

lada iskra russia 7
lada iskra russia 7

A AvtoVAZ promete produção anual de 150.000 unidades do Iskra e os preços serão a partir de 1,2 milhão de rublos ou R$ 85 mil.

Com design pouco expressivo, mas condizente com uma proposta de baixo custo, os Lada Iskra e Iskra SW surgiram para serem carros de acesso, racionais e econômicos.

lada iskra russia 8
lada iskra russia 8

O exterior conta até com luzes diurnas em LED, enquanto o interior foca num painel com multimídia de tela grande e cluster analógico para conter custos, mas o ar condicionado pode ser digital como do Duster .

Mesmo assim conta com airbag duplo, freios ABS, controle de estabilidade e alguns itens de conforto, como trio elétrico, bancos dianteiros aquecidos, direção elétrica e outros recursos.

Seriam carros altamente competitivos na Europa se tivessem o padrão do bloco e rivais duros da Dacia. Aqui? Não seriam estranhos…

Lada Iskra e Iskra SW 2025 – Galeria de fotos

 

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X