c5 aircross 2023 4
Um relatório da Reuters revela que os russos estão produzindo carros da Citroën sem permissão da Stellantis e com ajuda de uma sócia chinesa do fabricante euro-americano, mesmo com o país sob embargo.
O que se sabe é que a fábrica da Stellantis em Kaluga, na Rússia, parou de produzir em abril de 1922, porém, segundo o grupo automotivo, somente em 31 de dezembro de 2023, quando a empresa disse que “perdeu o controle de suas entidades na Rússia”.
Em Kaluga, a nova direção da fábrica que produzia carros da Peugeot, Citroën, Opel e DS, adquiriu kits de peças e componentes para completar carros na linha de montagem, segundo funcionários de concessionários russos.
Estes kits foram importados da China para montar unidades do Citroën C5 Aircross e eles foram fabricados pela Dongfeng, sócia anterior da PSA e ainda com ligação com a Stellantis, porém, fontes dizem que o grupo europeu não sabia.
A Stellantis disse que reconheceu uma perda de 144 milhões de euros como resultado de sua saída da Rússia, incluindo a perda de 87 milhões de euros em dinheiro e equivalentes de caixa.Segundo a Reuters, a montadora estatal chinesa Dongfeng, o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia e a Automotive Technologies, que administra a fábrica da Kaluga, não responderam aos pedidos de comentários enviados por e-mail.A indústria automobilística russa dependia fortemente de investimentos, equipamentos e peças provenientes do exterior, especialmente da Europa, porém, com a invasão da Ucrânia, a Rússia foi embargada pelos EUA e União Europeia, assim como por aliados de Washington.A partir daí, a indústria automotiva russa viu um rápido esvaziamento de investimentos e operações de montadoras estrangeiras, com as produções encerrando quase que imediatamente.Com o fim das operações, as fábricas foram abandonadas com tudo dentro, o que não impedia que os novos ocupantes reativassem algumas das atividades com peças e componentes similares chineses.[Fonte: Reuters]
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