Russos produzem carros da Citroën com ajuda chinesa e sem permissão da Stellantis

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Um relatório da Reuters revela que os russos estão produzindo carros da Citroën sem permissão da Stellantis e com ajuda de uma sócia chinesa do fabricante euro-americano, mesmo com o país sob embargo.

O que se sabe é que a fábrica da Stellantis em Kaluga, na Rússia, parou de produzir em abril de 1922, porém, segundo o grupo automotivo, somente em 31 de dezembro de 2023, quando a empresa disse que “perdeu o controle de suas entidades na Rússia”.

Em Kaluga, a nova direção da fábrica que produzia carros da Peugeot, Citroën, Opel e DS, adquiriu kits de peças e componentes para completar carros na linha de montagem, segundo funcionários de concessionários russos.

Estes kits foram importados da China para montar unidades do Citroën C5 Aircross e eles foram fabricados pela Dongfeng, sócia anterior da PSA e ainda com ligação com a Stellantis, porém, fontes dizem que o grupo europeu não sabia.

A Stellantis disse que reconheceu uma perda de 144 milhões de euros como resultado de sua saída da Rússia, incluindo a perda de 87 milhões de euros em dinheiro e equivalentes de caixa.Segundo a Reuters, a montadora estatal chinesa Dongfeng, o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia e a Automotive Technologies, que administra a fábrica da Kaluga, não responderam aos pedidos de comentários enviados por e-mail.A indústria automobilística russa dependia fortemente de investimentos, equipamentos e peças provenientes do exterior, especialmente da Europa, porém, com a invasão da Ucrânia, a Rússia foi embargada pelos EUA e União Europeia, assim como por aliados de Washington.A partir daí, a indústria automotiva russa viu um rápido esvaziamento de investimentos e operações de montadoras estrangeiras, com as produções encerrando quase que imediatamente.Com o fim das operações, as fábricas foram abandonadas com tudo dentro, o que não impedia que os novos ocupantes reativassem algumas das atividades com peças e componentes similares chineses.[Fonte: Reuters ]

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X