Sabia que o carro da F1 é 1 metro maior que o Jeep Commander?

alpine f1

Na TV, eles não parecem tão grandes quanto realmente são. Os atuais carros da Fórmula 1 não são grandes, são enormes! Longos, os bólidos do circo da F1 chegam a ser muito maiores que um Jeep Commander.

Com 4,76 m, o maior SUV nacional da Jeep nem chega perto de um carro da Fórmula 1, mas se você não vê o Commander como um carro grande, então considere que a americana Suburban equivale a um F1.

jeep commander flex avaliacao na 7

O ponto é que as regras da Fórmula 1 para 2023 não especificam o tamanho dos carros, ou seja, no comprimento eles são livres para medir o quanto quiserem.

Limitados mesmos estão na largura de 2,00 m e na altura de 0,95 m. Mas, um detalhe importante para considerar o tamanho de um carro de F1 em 2023 é o entre eixos limitado a 3,60 m.

Numa comparação, o carro da Alpine F1 para 2023 tem nada menos que 5,62 m de comprimento, o que é bem mais que as picapes médias vendidas aqui.

alpine f1 1

O bólido da equipe francesa do grupo Renault é simplesmente enorme, mas ele não foi o maior F1 até agora, pois, o Mercedes-AMG F1 W11 EQ Performance de 2020 tinha nada menos que 5,69 m.

A busca pela eficiência aerodinâmica faz com que os carros da F1 sejam enormes, mas os engenheiros das equipes também trabalham firme o equilíbrio dessas “barcas” monopostas nos mais variados circuitos.

suburban

Nesse caso, o W11 AMG F1 era exatamente do mesmo tamanho do Chevrolet Suburban, sendo um carro realmente impressionante em comprimento, mas e quanto maior seria em relação a um F-Indy?

Antigamente, os carros da F-Indy eram maiores que os F1 e isso era bem nítido nas imagens de TV, mas hoje a coisa se inverteu completamente e um Dallara DW12 mede somente 5,21 m, menos que uma picape média.

Isso em provas de circuito, porque em ovais, o DW12 mede 5,01 m de comprimento, muito menos que o Alpine F1 de 2023.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X