Sabia que o Toyota Etios ainda é produzido no Brasil?

toyota etios sedan 2019 x x plus xls platinum 13 1

O Toyota Etios foi a primeira ação da marca japonesa de se tornar popular, no sentido de carro barato, no mercado brasileiro após décadas atuando no 4×4 e depois num segmento mais premium.

O Etios foi um projeto claramente desenvolvido para a Índia e compartilhado com o Brasil, onde recebeu os ajustes necessários para se adaptar ao nosso mercado, ainda que de forma errática.

Com acabamento péssimo e total desleixo nos detalhes, o Etios assustou de início, mas a Toyota soube ouvir nossas críticas e melhorou o que conseguiu no compacto que, apesar do visual antiquado e acabamento meia-boca, tinha uma mecânica boa e dirigibilidade superior ao de alguns rivais.

toyota etios sedan 2019 x x plus xls platinum 6

Ainda assim, era notável que o Etios – que servia excelentemente bem para clientes “discretos” da marca – não ia muito longe, ainda mais depois que fracassou na Índia e que quase levou a Toyota junto, tanto que teve que se unir com a Maruti Suzuki por lá.

Serviu pela economia e fidelização, já que o Yaris surgiu para assumir seu lugar e sintonizar a Toyota no Brasil com os mercados do Sudeste Asiático, que nunca viram o Etios, apesar de ter seus populares nipônicos de baixo custo.

Após a chegada do Yaris, que já vinha com peso da idade, o Etios – que é mais novo que a geração vigente do irmão maior por aqui – continuou no mercado, mas acabou saindo de cena em 2021.

toyota etios sedan 2019 x x plus xls platinum 14

Feito em Sorocaba, interior de São Paulo, o Toyota Etios sumiu das lojas, mas não da fábrica, já que sua produção continuou para exportação, assim como o WR-V na conterrânea Honda, não muito longe de lá.

Ainda feito em carrocerias sedã e hatch, o Etios “export” mantém o motor 2NR-FE com gasolina, sendo esse 1.5 16V com 103 cavalos e 13,9 kgfm, com câmbio manual de 6 marchas ou automático com 4 velocidades.

Todavia, até o final do ano, o Etios sai de linha definitivamente em Sorocaba, para abrir espaço para o Novo Yaris Cross, o SUV compacto híbrido que chegará no próximo ano.

Toyota Etios – Galeria de fotos

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X