Saiba como o Novo Suzuki Swift é 100 kg mais leve que a primeira geração

novo suzuki swift 1
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Muitos carros ganharam peso ao longo dos anos, muito em parte devido ao aumento da segurança, enquanto os que perderam, utilizaram-se de metais mais leves como alumínio ou fibra de carbono, porém, nem todos.

O Novo Suzuki Swift, produzido pela Maruti na Índia, é simplesmente 100 kg mais leve que a primeira geração do mesmo, lançada por lá em 2005. O hatch compacto de sempre da marca japonesa é mais popular entre os indianos que no Japão.

Segundo Raman CV, executivo da marca, a nova geração do Suzuki Swift teve uma redução de 47% nas emissões de CO₂ e baixou a emissão de 147 g/km para 95 g/km, graças à reengenharia.

novo suzuki swift 2
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Raman revelou à revista Autocar : “A eficiência de combustível do novo modelo melhorou em 50%. Conseguimos isso recorrendo a muitos materiais alternativos na fabricação”.

A Maruti Suzuki lançou mão de novos tipos de aço para compor o pequeno hatch e reduzir seu peso, sendo eles o Aço Avançado de Alta Resistência (AHSS) e o Aço de Ultra Alta Resistência (UHSS).

Estes já são empregados aqui, porém, a proporção no Swift 2025 é suficiente para reduzir enormemente seu peso, melhorando consumo e emissão.

novo suzuki swift 3
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O executivo indiano disse: “Melhoramos o uso de AHSS e UHSS em peças estruturais, pois eles apresentam resistência à tração mínima significativamente maior. Embora tenhamos aumentado a participação de UHSS e AHSS de 6% para 17% e de 2% para 4%, respectivamente, no atual Swift a participação de HSS foi reduzida de 42% para 23%”.

Na Índia, agora a estratégia é baixar o peso, mas evitando materiais pobres, que contribuirão mais para classificações sem estrelas no NCAP que de fato para cortar peso.

O emprego desses tipos de aço especiais deveria ser ampliado na Índia, onde naturalmente os carros passarão a ter maior rigidez estrutural e, consequentemente, segurança melhorada.

Jogar na Índia não é fácil para as montadoras estrangeiras, mas as vendas locais valem o risco. Então, o emprego de aços mais rígidos e leves garante mais que um bom emagrecimento…

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X