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Muitos carros ganharam peso ao longo dos anos, muito em parte devido ao aumento da segurança, enquanto os que perderam, utilizaram-se de metais mais leves como alumínio ou fibra de carbono, porém, nem todos.
O Novo Suzuki Swift, produzido pela Maruti na Índia, é simplesmente 100 kg mais leve que a primeira geração do mesmo, lançada por lá em 2005. O hatch compacto de sempre da marca japonesa é mais popular entre os indianos que no Japão.
Segundo Raman CV, executivo da marca, a nova geração do Suzuki Swift teve uma redução de 47% nas emissões de CO₂ e baixou a emissão de 147 g/km para 95 g/km, graças à reengenharia.
![novo suzuki swift 2 novo suzuki swift 2](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/novo-suzuki-swift-2.jpg)
Raman revelou à revista Autocar: “A eficiência de combustível do novo modelo melhorou em 50%. Conseguimos isso recorrendo a muitos materiais alternativos na fabricação”.
A Maruti Suzuki lançou mão de novos tipos de aço para compor o pequeno hatch e reduzir seu peso, sendo eles o Aço Avançado de Alta Resistência (AHSS) e o Aço de Ultra Alta Resistência (UHSS).
Estes já são empregados aqui, porém, a proporção no Swift 2025 é suficiente para reduzir enormemente seu peso, melhorando consumo e emissão.
![novo suzuki swift 3 novo suzuki swift 3](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/novo-suzuki-swift-3.jpg)
O executivo indiano disse: “Melhoramos o uso de AHSS e UHSS em peças estruturais, pois eles apresentam resistência à tração mínima significativamente maior. Embora tenhamos aumentado a participação de UHSS e AHSS de 6% para 17% e de 2% para 4%, respectivamente, no atual Swift a participação de HSS foi reduzida de 42% para 23%”.
Na Índia, agora a estratégia é baixar o peso, mas evitando materiais pobres, que contribuirão mais para classificações sem estrelas no NCAP que de fato para cortar peso.
O emprego desses tipos de aço especiais deveria ser ampliado na Índia, onde naturalmente os carros passarão a ter maior rigidez estrutural e, consequentemente, segurança melhorada.
Jogar na Índia não é fácil para as montadoras estrangeiras, mas as vendas locais valem o risco. Então, o emprego de aços mais rígidos e leves garante mais que um bom emagrecimento…
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