Saiba por que os parabrisas dianteiros hoje em dia não têm mais aquela faixa escurecida e azulada na parte de cima

parabrisa area escurecida topo (1)
parabrisa area escurecida topo (1)

Se você cresceu numa época em que os carros ainda tinham personalidade — e podiam te matar sem pensar duas vezes — provavelmente lembra de um detalhe visual que quase desapareceu dos automóveis modernos: a famosa faixa escurecida no topo do para-brisa.

Esse detalhe, conhecido como faixa de proteção solar, era comum em carros das décadas passadas, especialmente nos anos 70 e 80, e servia para bloquear parte da luz do sol, ajudando tanto na visibilidade quanto no conforto térmico dos ocupantes.

Essa faixa, geralmente azulada ou esverdeada, ocupava toda a largura superior do para-brisa e era pensada para funcionar em conjunto com o quebra-sol interno.

Quando o sol estava em um ângulo incômodo, especialmente nas manhãs e fins de tarde de verão, aquela simples faixa escura podia fazer uma diferença enorme na condução.

parabrisa area escurecida topo (2)
parabrisa area escurecida topo (2)

Mas, se você prestar atenção nos carros novos hoje em dia, vai notar que essa faixa praticamente desapareceu. E a razão para isso é bastante simples: ela se tornou obsoleta.

A evolução tecnológica no setor automotivo, principalmente nos materiais usados nos vidros, fez com que esse recurso deixasse de ser necessário.

Atualmente, os para-brisas contam com tratamentos avançados contra reflexos e radiação ultravioleta em toda a sua superfície, não apenas numa pequena área no topo.

Esses vidros modernos oferecem melhor desempenho na filtragem de luz solar e no controle de calor interno, substituindo de forma muito mais eficiente a antiga faixa de proteção.

parabrisa area escurecida topo (3)
parabrisa area escurecida topo (3)

Além disso, o visual limpo e integrado dos para-brisas de hoje conversa melhor com o design moderno dos veículos, cada vez mais minimalista e funcional.

Sistemas como head-up display, sensores de chuva e câmeras frontais também exigem uma área livre de distorções visuais, o que poderia ser afetado por uma faixa escurecida tradicional.

O resultado é que essa faixa, que era praticamente um símbolo do design automotivo de outras épocas, foi gradualmente deixada de lado.

Mas para quem aprecia os detalhes nostálgicos, ela ainda é uma lembrança charmosa de um tempo em que dirigir era um pouco mais analógico — e bem mais sujeito ao brilho do sol no rosto.

No fim das contas, a faixa colorida no topo do para-brisa é apenas mais um daqueles toques que ajudavam os motoristas a se sentirem confortáveis e protegidos — uma solução simples de uma era em que os carros precisavam mostrar seus truques com mais evidência.

Hoje, tudo está mais sutil, mais eficiente, e muitas vezes, menos visível.

Ou também pode ser que a faixa tenha sido retirada por economia, e para que nós acreditassemos que os vidros tem “tratamentos avançados” e etc? O que você acha?

[Fonte: Jalopnik ]


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.