O Salão do Automóvel de Guangzhou deste ano destaca o avanço das tecnologias de direção autônoma e inteligência artificial, marcando o ritmo para o futuro da mobilidade.
Fabricantes chineses de veículos elétricos (EVs) exibiram suas mais recentes soluções, enquanto Tesla e outros gigantes globais se preparam para entrar no mercado chinês com sistemas avançados de assistência à condução.
Xiaomi desafia Tesla com o SU7 e tecnologia “de vaga a vaga”
A Xiaomi, que recentemente entrou no mercado automotivo, apresentou uma demonstração ao vivo do SU7 EV, mostrando sua tecnologia de condução “de vaga a vaga”.
Segundo Lei Jun, presidente da Xiaomi, a solução utiliza câmeras e modelos de IA para decisões em tempo real, dispensando regras codificadas manualmente por engenheiros.
“A partir de uma vaga de estacionamento até outra no destino, usando condução inteligente o tempo todo. Esta é a tecnologia mais avançada de assistência à condução no mercado hoje”, disse Lei.
Apesar da concorrência, Lei destacou que a Xiaomi está em posição de liderança na China nesse segmento.
Tesla e o Cybercab: promessas e desafios no mercado chinês
A Tesla planeja lançar seu sistema Full Self-Driving (FSD) na China no primeiro trimestre de 2025, aguardando aprovação regulatória.
O CEO Elon Musk revelou recentemente protótipos do Cybercab, um robotáxi sem volante ou pedais, cuja produção está prevista para 2026.
No entanto, especialistas apontam que as condições de tráfego únicas e as regulações específicas da China podem dificultar a adaptação imediata da tecnologia FSD no país.
Chen Qi, da Zeekr, acredita que a entrada da Tesla incentivará a inovação entre fabricantes locais. “Os engenheiros chineses têm grande talento em algoritmos e software, o que nos coloca em posição de competir globalmente,” afirmou Chen.
Zeekr, Jidu e outras marcas elevam o nível
A Zeekr, marca premium de EVs da Geely, lançou a versão 2.0 de sua solução de condução inteligente no evento, prometendo expandir sua navegação urbana para toda a China até o final do ano.
A empresa também estuda levar sua tecnologia de assistência avançada ao motorista (ADAS) para mercados internacionais no futuro.
Outra grande inovação veio da parceria entre Baidu e Geely, que apresentou o Jidu Robo X, um hipercarro elétrico que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 1,9 segundos e oferece uma autonomia de 650 km.
Frank Wu, chefe de design da Jidu, descreveu o Robo X como uma plataforma experimental para explorar o futuro da direção autônoma e da experiência de IA.
Clientes interessados podem fazer reservas do modelo com um depósito de 49.999 yuan (US$ 6.900), embora o preço final ainda não tenha sido divulgado.
A competição acelera
Fabricantes como Xpeng, Li Auto e Great Wall Motor também marcaram presença no evento, apresentando inovações que reforçam a rápida evolução tecnológica no mercado automotivo chinês.
As soluções destacam melhorias em velocidade, eficiência energética e aerodinâmica, todas aprimoradas por inteligência artificial.
“O futuro dos carros será moldado pela IA”, disse Wu. “Mais velocidade, mais exatidão, melhor eficiência e melhor aerodinâmica. A IA consegue melhorar os carros em tudo.”
Com a entrada iminente da Tesla no mercado chinês e os avanços locais, o Salão de Guangzhou mostra que a corrida pela liderança na direção autônoma está mais acirrada do que nunca.
[Fonte: AutoNews]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!