Nos últimos anos, os salões automotivos enfrentaram sua maior crise em uma história que remete aos primeiros eventos criados no início do século XX.
Com a fuga de vários fabricantes, importantes eventos internacionais sofreram mudanças e ausências impactantes e isso se verificou também no famoso Salão do Automóvel.
Nos últimos dois anos, o Salão do Automóvel até mudou de endereço em São Paulo, trocando o Pavilhão do Anhembi, onde tinha presença desde 1960, passando para o São Paulo Expo.
A mudança da Zona Norte da capital paulista para a Zona Sul não foi suficiente para manter o evento, que antes mesmo da pandemia de Covid-19, já havia sido cancelado para a edição 2020.
Então, adiado para 2021, o formato acabou mudando para uma proposta ao ar livre no Autódromo de Interlagos, também na Zona Sul de São Paulo.
Transformado no São Paulo Motor Experience (SPMXP), o evento naufragou antes de começar e o futuro de um evento automotivo nacional parecia obscuro até agora.
No entanto, a Anfavea e a RX, empresa criada pela Reed para tocar o evento de Interlagos, agora consideram uma nova proposta para o Salão do Automóvel 2023.
O novo evento está sendo chamado de Congresso Internacional do Setor Automotivo e deve ocorrer entre outubro e novembro de 2023.
A ideia agora é reunir montadoras e fornecedores, mas com foco na eletrificação e no uso do etanol como combustível do futuro.
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, disse: “Ainda existem muitas dúvidas do governo, consumidores e de outros países sobre as soluções que temos no Brasil para descarbonizar a mobilidade. Temos peculiaridades que outros países não têm e precisamos mostrar à sociedade as tecnologias já disponíveis”.
Lima Leite comentou: “Outro dia, me perguntaram por que não temos veículos híbridos no Brasil e respondi que a nossa indústria já produz a solução há muito tempo. Queremos fazer uma feira para destacar essas tecnologias”.
Com um formato mais de feira de negócios, o novo evento automotivo quer atrair também os fãs de automóveis, porém, num ambiente sem shows ou espetáculos. Vai funcionar? Veremos.
[Fonte: Automotive Business]
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!