“Salões do Automóvel ainda são relevantes”, diz estudo encomendado pelos próprios Salões do Automóvel

salao do automovel genebra 2012 (1)
salao do automovel genebra 2012 (1)

Mesmo enfrentando queda acentuada de público nos últimos anos, os tradicionais Salões do Automóvel não estão prontos para sair de cena.

Um novo estudo, encomendado justamente pelos organizadores dos salões de Nova York, Los Angeles e Canadá, concluiu que esses eventos continuam sendo relevantes no processo de decisão de compra de veículos.

Um estudo totalmente imparcial, diga-se de passagem.

Segundo a pesquisa conduzida pelo Clarify Group, 40% dos visitantes de salões pretendem comprar ou fazer leasing de um carro novo nos próximos 12 meses.

Veja também

O dado é animador para os organizadores, especialmente em tempos em que a internet passou a dominar a jornada do consumidor automotivo.

salao do automovel genebra 2012 (2)
salao do automovel genebra 2012 (2)

O estudo destaca que os visitantes de salões são quase três vezes mais propensos a adquirir um carro em até um ano do que o público geral.

Além disso, 68% deles afirmam que planejam comprar um veículo novo dentro de dois anos.

Apesar de apenas 37% irem aos eventos com o objetivo direto de pesquisar para a compra, 84% reconheceram que a visita ajudou a tomar uma decisão.

Ainda segundo a pesquisa, 58% dos visitantes que estavam planejando uma compra nos 12 meses seguintes procuraram mais informações online após o evento.

Outros 55% foram a uma concessionária, 39% testaram veículos e 28% de fato finalizaram a compra de um carro novo.

Porém, o estudo também acende alertas.

A ausência de marcas nos salões tem impacto real: 23% dos visitantes disseram que consideraram mudar de marca por conta da ausência de sua favorita no evento, e 20% afirmaram ter perdido o interesse por marcas que não compareceram.

Há ainda um indicativo de renovação geracional.

Visitantes da Geração Z foram 1,5 vez mais propensos a recomendar a experiência de um salão do automóvel para amigos ou familiares.

Mas, com a queda brusca na participação geral do público — como os 275 mil visitantes registrados em Detroit este ano, contra os mais de 774 mil de 2019 —, o número absoluto de interessados também caiu drasticamente.

Apesar disso, os organizadores insistem: os salões ainda têm papel importante.

“Ajudamos os consumidores a tomar decisões mais confiantes e bem-informadas”, declarou Terri Toennies, presidente do Salão de Los Angeles.

Já Darren Slind, presidente do Clarify Group, reforçou que “os dados desafiam a ideia ultrapassada de que os consumidores não ligam mais para experiências automotivas presenciais.”

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.