Santa Catarina dos EUA: California e Utah vão caçar quem registra seus super carros em Montana, para pagar menos imposto

placa montana
placa montana

Assim como no Brasil, muitos registram seus super carros esportivos caríssimos em Santa Catarina, para pagar menos IPVA (lá a alíquota é de apenas 2%), nos Estados Unidos, muitos usam a mesma tática.

Uma das brechas mais gritantes é o “loophole” da placa de Montana , que permite a milionários registrarem seus supercarros em um estado que não cobra imposto sobre vendas e não exige inspeções veiculares nem testes de emissões.

Basta pagar cerca de US$ 1.000 para abrir uma empresa no estado e pronto: o dono de uma Ferrari, McLaren ou Bugatti escapa de milhares — ou até dezenas de milhares — de dólares em impostos estaduais.

Legal? Talvez. Ético? Muitos dizem que não.

ferrari 296 speciale 4
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Os números escancaram o absurdo. Montana, com apenas 879 mil motoristas licenciados, tinha em 2023 mais de 2,3 milhões de veículos registrados — quase três carros por motorista, a maior média dos Estados Unidos.

Segundo a Bloomberg, só em 2024 o estado registrou 5.281 Ferraris . Para efeito de comparação, o estado de Washington, com população sete vezes maior e sede de 10 empresas da Fortune 500, registrou apenas 837 Ferraris no mesmo ano.

A farsa fica ainda mais evidente quando analisamos outras marcas de luxo: 131 Bugattis em Montana contra zero em Washington; 1.966 Lamborghinis contra 340; 920 Rolls-Royces contra 155.

O ex-diretor de receita de Montana, Dan Bucks, afirma que há pelo menos 600 mil veículos registrados no estado mas operando em outras partes do país — ou seja, é uma prática conhecida e sistemática de evasão fiscal.

bugatti tourbillon 3
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O Estado da Califórnia já está combatendo ativamente esse tipo de fraude.

O DMV local passou a utilizar câmeras de leitura automática de placas e cruzamento de dados para identificar veículos de luxo com placas de Montana que circulam diariamente em território californiano.

A regra é clara: o carro precisa ter sido entregue e mantido fora da Califórnia por pelo menos 12 meses para que o proprietário não seja obrigado a pagar o imposto estadual.

Desde o início da operação, a Califórnia já arrecadou US$ 1,6 milhão em impostos e taxas de veículos irregulares.

lamborghini temerario 1
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Utah foi ainda mais longe: o governador Spencer Cox assinou, em março de 2025, uma nova lei para localizar e penalizar donos de veículos registrados em Montana mas que circulam em Utah.

A medida prevê cruzamento de dados entre o banco de motoristas e registros do Departamento de Impostos, além de multas retroativas. Estima-se que a campanha possa recuperar até US$ 100 milhões em impostos e taxas não pagos.

Enquanto isso, empresas especializadas como a Dirt Legal lucram ao ajudar os super-ricos a escaparem das obrigações.

Com mais de 47 mil clientes espalhados por todos os estados americanos, a empresa se gaba de facilitar o registro de carros como o Mercedes-AMG GLE Coupe de um cliente que economizou US$ 6.000 em impostos.

lamborghini urus se 3
lamborghini urus se 3

Já existem até os chamados “tax jails” — armazéns de luxo em Montana onde os veículos ficam guardados por um ano para manter a “legalidade” antes de serem enviados ao estado real do proprietário.

O problema maior não é apenas o buraco nos cofres públicos. É a mensagem. Os impostos sobre carros de luxo são usados para financiar a infraestrutura que todos usam: estradas, sinalização, manutenção urbana.

Quando alguém compra uma Ferrari de US$ 1 milhão, mas faz manobras para não pagar seu imposto estadual, está simplesmente usando os serviços pagos por todos sem dar a contrapartida.

E isso enquanto trabalhadores comuns, que não têm um exército de contadores ou advogados tributários, continuam pagando cada centavo do que lhes é cobrado.

O sistema permite — e até incentiva — que o mais rico evite contribuir para o bem coletivo.

Mas isso não torna menos podre o fato de que alguém com dinheiro suficiente para bancar um Bugatti decida que vale mais a pena economizar alguns milhares em impostos do que colaborar com os mesmos serviços públicos que ele usufrui.

Se você acredita que todos devem fazer sua parte, isso pode causar revolta.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.