São Paulo: governador veta isenção de IPVA para carros elétricos

corolla cross xrx hybrid branco 5
corolla cross xrx hybrid branco 5

Em sintonia com o governador das Minas Gerais, Romeu Zema, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, vetou a isenção de IPVA para carros elétricos na região, maior produtora de etanol do país.

Para o chefe do palácio dos Bandeirantes, a ideia é que sejam isentos veículos movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e a combustão, desde que com opção ou somente usando o etanol.

Na prática, a medida beneficia fabricantes como a Toyota, com fábricas em Sorocaba e Indaiatuba, onde produz os modelos Corolla Cross e Corolla, respectivamente, devendo a montadora, introduzir o Yaris Cross EM somente como híbrido flex na região.

Além disso, a Great Wall também será beneficiada com seu Haval H6 flexível logo mais, sendo que ainda é intenção da Volkswagen fazer híbrido flex na Anchieta e também em Taubaté.

A GM, por sua vez, não investirá em híbridos, enquanto a Hyundai não se posicionou ainda sobre intenções nesse sentido.

Na proposta de Tarcísio, o preço do carro híbrido flex não poderá passar de R$ 250.000, sendo que o benefício só será de 100% se o veículo for emplacado na cidade de São Paulo, onde já existe isenção de IPVA para elétricos e híbridos.

Deve-se lembrar que o IPVA é um imposto regional e 50% pertence ao estado e 50% ao município, sendo que no caso paulista, a mudança no Projeto de Lei 1510/2023 seria vigente entre 2024 e 2028.

Para Tarcísio, o objetivo é incentivar o uso do etanol como alternativa à gasolina por ser renovável e mais limpo que o derivado de petróleo, porém, fusionado com a eletricidade.

Na visão da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a medida é um “sinal decepcionante” para o setor que quer investir em veículos sustentáveis.

A ABVE disse em nota: “Não nos parece sábio essas autoridades darem um sinal de desconfiança à tendência mais relevante do setor automotivo mundial, e esperamos que essas posições sejam reconsideradas”.

[Fonte: Carta Capital]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X