São Paulo investe R$ 32 milhões em centro de desenvolvimento e pesquisa de hidrogênio verde; combustível a partir do etanol é aposta do estado para ser alternativa ao elétrico

hidrogenio verde sp
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O Estado de São Paulo criou um centro de pesquisa avançada para promover energias limpas e contribuir com o combate às mudanças climáticas, aportando R$ 32 milhões no projeto.

O Centro de Ciências para o Desenvolvimento de Energias Renováveis e Combustíveis do Futuro (CCD – ERCF), ficará nas instalações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Sua missão principal será promover a produção e o uso do hidrogênio de baixo carbono, uma fonte de energia com potencial de descarbonizar a economia e reduzir as emissões dos gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera.

Segundo o governo paulista, o projeto avaliará diferentes aspectos da produção, armazenamento, transporte, distribuição, uso e regulamentação do hidrogênio de baixo carbono.

Marisa Barros, subsecretária de Energia e Mineração da Semil, comenta: “Estamos em um momento crucial para investir na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias, buscando inovações que no futuro farão parte da estratégia de mitigação das nações rumo à neutralidade de carbono. Com este projeto, estamos construindo as bases para um futuro mais limpo, seguro e sustentável”.

No próximo dia 6 de dezembro, em Cubatão, será celebrado pela Yara, líder em nutrição de plantas, o início da produção de amônia renovável, fertilizando de baixíssimo carbono no Brasil, utilizando biometano.

Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, revela: “Estamos buscando parcerias, garantindo todos os estímulos e investindo para acelerar a descarbonização em nosso estado”.

Resende finaliza: “Na logística, por exemplo, estamos investindo quase R$ 300 milhões nas obras de ampliação da capacidade de escoamento da Hidrovia Tietê-Paraná. Outro exemplo é o sistema de Travessias Litorâneas: a nova parceria público-privada, que está em fase de modelagem, exigirá que as embarcações sejam substituídas por versões sustentáveis”.

Neste último, o tradicional fornecedor de motores das balsas e barcas do litoral paulista, a Scania , tem motores abastecidos por combustíveis alterativos que podem mover as embarcações.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X