A cidade de São Paulo, maior metrópole da América Latina, deve manter os benefícios para os donos de carros elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio residentes na capital paulista até o fim da década.
Essa é a motivação da Câmara dos Vereadores da cidade, que aprovou o Projeto de Lei 414/2024, cujo texto mantém os benefícios de isenção de rodízio municipal e também 50% do IPVA, parte de direito do município, segundo o site Automotive Business.
A validade da lei será até 2030 e altera um dos parágrafos da Lei nº 15.997, de 2014, cuja vigência termina em 31 de dezembro de 2024. Por conta disso, a votação na câmara desse projeto está em velocidade adiantada.
Outra votação no plenário terá de ser realizada para finalmente o Projeto de Lei 414/2024 ser enviado para sanção do prefeito Ricardo Nunes, que já foi reeleito e agora terá a decisão final sobre os incentivos. A vigência começa em 1 de janeiro de 2025.
Com isso feito, a vigência se encerrará em 31 de dezembro de 2030 e até lá, o mercado nacional e a cidade de São Paulo terão uma grande quantidade de carros eletrificados.
Como se sabe, carros como os Fiat Pulse e Fastback híbridos leves são beneficiados pela isenção de rodízio e de 50% do IPVA na cidade (a outra metade pertence ao Estado, que não abre mão disso).
Nos próximos anos, o mercado terá um número bem maior de carros híbridos leves com sistema MHEV de 12V ou 48V, sendo a tecnologia a mais barata de implementação, já que funciona com motores flex.
Assim, com carros de grande volume, como ambos os citados, a quantidade de carros eletrificados isentos na cidade será bem maior que a atual.
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) revelou que 19.492 carros foram emplacados na cidade até outubro, enquanto no mesmo período de 2023, foram 7.484 exemplares.
No próximo ano, com adição de mais modelos da Stellantis, todos de grande volume, São Paulo aumentará esses números.
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