São Paulo: SPTrans exige retirada de nome CMTC de ônibus antigo

mb o 364

A CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) foi por décadas a principal empresa de ônibus em São Paulo, chegando a ter milhares de veículos de todos os tipos, especialmente trólebus e ônibus de motor traseiro.

Entre os deste último tipo, milhares de unidades dos ônibus monoblocos da Mercedes-Benz serviram na CMTC e um deles está chamando atenção, mas não pela aparente conservação, já que se trata de um veículo com mais de 40 anos.

Trata-se de uma exigência da SPTrans, órgão público da capital que gerencia o transporte público na cidade, que determinou que o proprietário de um ônibus Mercedes-Benz O-364 de 1980 retirasse o nome CMTC de seu ônibus.

A SPTrans notificou Carlos Alberto dos Santos, proprietário do veículo, que reside em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

Carlos Alberto é colecionador de ônibus e possui outros veículos antigos em seu acervo pessoal, expondo o Mercedes-Benz O-364 1980 em eventos históricos da capital paulista, assim como em encontros de ex-funcionários da CMTC.

A SPTrans alega que a manutenção do nome CMTC no veículo, pode induzir o público ao erro, onde podem pensar que o veículo continua em serviço.

Todavia, a CMTC – fundada em 1946 – foi extinta em São Paulo em 1994, com o nome substituído por SPTrans como gerenciadora do sistema e não mais como prestadora do serviço de transporte.

Outro detalhe importante é que o Mercedes-Benz O-364 de 1980 ostenta uma pintura antiga, usada no período entre 1983 e 1986, sendo chamada “pintura do Mário Covas”, em alusão à gestão do prefeito de São Paulo à época.

Nas cores branco, azul e azul-escuro, o MB O 364 tem ainda letreiro mecânico e placa com o itinerário da rota usada na época, bem como ausência de ar condicionado e portas simples.

Fabricado em Campinas, interior de São Paulo, o O-364 era um modelo da Mercedes-Benz com versão rodoviária e urbana, sendo esta a citada no artigo.

[Fonte: Diário do Transporte/Foto: Reprodução]

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X