A Scania estará apresentando na Fenatran 2024, seu primeiro caminhão elétrico no mercado brasileiro, o modelo 30G. O cavalo-mecânico tem emissão zero de CO² e busca fomentar o transporte rodoviário de cargas com 100% de eletrificação.
O Scania 30G 4×2 chega importado da Suécia e terá um preço bem alto, sendo mais que o dobro de um caminhão diesel equivalente. Quanto? R$ 2,5 milhões, sendo que um similar abastecido com óleo combustível custa cerca de R$ 1 milhão.
Sem o famoso som do motor diesel DS13 de 410 cavalos, a mesma potência do propulsor elétrico EMC1-4, o 30G traciona 66 toneladas de PBTC e usa baterias de lítio de 416 kWh em pacotes protegidos por uma carenagem aerodinâmica.
Com estas células de energia, o Scania 30G tem autonomia de 300 km, que pode variar conforme a carga e a topografia. na Europa, o modelo tem versões com tração 6×2, 6×2-4 (nossa configuração antiga) e 6×4.
Alex Nucci, diretor de vendas da Scania, comentou que a produção ainda ganhará escala e que o Brasil é um dos primeiros países a implantar essa tecnologia, sendo que na Europa, a gama é muito mais ampla.
Por lá, o Scania 30G tem versões com transmissão de duas, quatro (modelo mostrado aqui) e seis velocidades, atuando com motores elétricos que vão de 280 a 610 cavalos, tendo pacotes de baterias que chegam a 728 kWh.
Com 29 toneladas, o Scania 30G com bateria de 728 kWh tem autonomia de 600 km por lá. Já a capacidade máxima de tração chega a 74 toneladas. Não se sabe quais dessas versões serão adicionadas aqui, mas certamente o 6×2-4 (tradicional aqui) será opção.
Lá também o Scania 30G tem versão semipesada com chassi longo e opção de dois eixos direcionais frontais. O carregamento é feito por um dispositivo de 375 kW e 500 amperes, que dura aproximadamente 50 minutos.
Com isso, o caminhão poderá fazer viagens de curtas e médias distâncias.
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