Scania 30G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

scania 30g

A Scania estará apresentando na Fenatran 2024, seu primeiro caminhão elétrico no mercado brasileiro, o modelo 30G. O cavalo-mecânico tem emissão zero de CO² e busca fomentar o transporte rodoviário de cargas com 100% de eletrificação.

O Scania 30G 4×2 chega importado da Suécia e terá um preço bem alto, sendo mais que o dobro de um caminhão diesel equivalente. Quanto? R$ 2,5 milhões, sendo que um similar abastecido com óleo combustível custa cerca de R$ 1 milhão.

Sem o famoso som do motor diesel DS13 de 410 cavalos, a mesma potência do propulsor elétrico EMC1-4, o 30G traciona 66 toneladas de PBTC e usa baterias de lítio de 416 kWh em pacotes protegidos por uma carenagem aerodinâmica.

Com estas células de energia, o Scania 30G tem autonomia de 300 km, que pode variar conforme a carga e a topografia. na Europa, o modelo tem versões com tração 6×2, 6×2-4 (nossa configuração antiga) e 6×4.

Alex Nucci, diretor de vendas da Scania, comentou que a produção ainda ganhará escala e que o Brasil é um dos primeiros países a implantar essa tecnologia, sendo que na Europa, a gama é muito mais ampla.

Por lá, o Scania 30G tem versões com transmissão de duas, quatro (modelo mostrado aqui) e seis velocidades, atuando com motores elétricos que vão de 280 a 610 cavalos, tendo pacotes de baterias que chegam a 728 kWh.

Com 29 toneladas, o Scania 30G com bateria de 728 kWh tem autonomia de 600 km por lá. Já a capacidade máxima de tração chega a 74 toneladas. Não se sabe quais dessas versões serão adicionadas aqui, mas certamente o 6×2-4 (tradicional aqui) será opção.

Lá também o Scania 30G tem versão semipesada com chassi longo e opção de dois eixos direcionais frontais. O carregamento é feito por um dispositivo de 375 kW e 500 amperes, que dura aproximadamente 50 minutos.

Com isso, o caminhão poderá fazer viagens de curtas e médias distâncias.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X