Scania testa componentes remanufaturados na produção de caminhões novos

scania 65 anos 1
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Quando você bate seu carro, pode ser que seu seguro utilize peças e componentes remanufaturados ou adquiridos de desmanches autorizados. Há quem procure também itens remanufaturados por empresas especializadas, que os deixam como novos.

O uso de itens reindustrializados ou recuperados não é exclusivo das seguradoras, já que existem programas, como da Renault Trucks, que recupera caminhões usados com itens bons de outros veículos ou mesmo recondicionados.

A Scania, por exemplo, analisou essa prática e apontou para a viabilidade técnica e econômica de se introduzir peças ou componentes remanufaturados na linha de montagem de caminhões novos.

No caso do fabricante sueco, a caixa de transmissão automatizada Milestone, foi o ponto de partida para a Scania verificar se era possível usar peças reindustrializadas na produção de veículos novos, o que reduziria o custo de aquisição e o tempo de fabricação de veículos novos.

A transmissão remanufaturada passou por testes de qualidade, análise de materiais e funcionamento. Após os testes, a Scania aprovou a operação com uma caixa de câmbio remanufaturada, o que não deixa de ser uma inovação e também ousadia.

Como se sabe, os veículos novos podem até usar peças de origem reciclada, como o Volvo EX30, por exemplo. Agora, usar peças que foram restauradas numa linha de produtos novos é coisa nova.

Fredrik Nilzén, chefe de Sustentabilidade da Scania, comentou ao site Auto Indústria : “Esta caixa de câmbio remanufaturada é um exemplo convincente de como a fabricação de veículos pesados ​​pode se tornar mais sustentável, circular e eficiente, mantendo os mais altos padrões de qualidade”.

A transmissão automática é um item importantíssimo nos caminhões e uma caixa que já foi recuperada precisa atender aos padrões, mas a taxa de substituição de componentes varia de 10% a 100% da peça, porém, uma caixa remanufatura resulta em economia de 50% em materiais e 45% a redução das emissões de poluentes.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X