Se bater, já era: Estes 10 carros vendidos no Brasil receberam nota ZERO nos testes de colisão do LatinNCAP

citroen c3 aircross vermelho avaliacao 1

A Mitsubishi L200 Triton entrou para a história ao conquistar a pontuação máxima de cinco estrelas nos testes do Latin NCAP, com base nos rigorosos protocolos em vigor desde 2020.

Este é um marco significativo, principalmente porque a versão de 2019 do modelo havia recebido nota zero, destacando o avanço em segurança promovido pela marca.

Os testes realizados pelo Latin NCAP avaliam a proteção de motoristas, passageiros e pedestres, além de verificar a eficácia de sistemas de assistência à segurança .

Esses testes simulam colisões reais usando veículos de produção, proporcionando uma análise confiável do desempenho de cada modelo em situações críticas. A pontuação varia de zero a cinco estrelas, e quanto mais alta, maior a segurança oferecida.

Enquanto a L200 celebra seu desempenho exemplar, outros modelos decepcionaram nos testes recentes. O Citroën C3 Aircross, por exemplo, obteve resultados preocupantes.

jac e js1 sódio 1
jac e js1 sódio 1

Apesar de proteger a cabeça e pescoço do motorista em impactos frontais, não garantiu proteção suficiente para o tórax. O veículo também falhou ao não oferecer um sistema que permita desligar o airbag do passageiro, comprometendo a segurança de crianças em cadeirinhas.

A proteção geral para adultos foi avaliada em 33%, e para crianças, apenas 11%.

Outro destaque negativo é o Jac E-JS1, um carro elétrico que apresentou falhas graves na proteção ao tórax do motorista e passageiro em impactos laterais e frontais, alcançando proteção nula para adultos e apenas 6% para crianças.

Além disso, problemas na fixação das cadeirinhas infantis e na estrutura do habitáculo foram relatados.

Modelos populares como Fiat Argo e Cronos também figuraram entre os mal avaliados. Ambos receberam apenas 24% de proteção para adultos e 10% para crianças, com falhas notáveis na proteção do tórax e nas instruções de instalação de cadeirinhas.

Situação semelhante ocorreu com o Renault Duster, que apesar de proteger parcialmente os ocupantes, não suportou impactos mais severos, registrando até vazamento de combustível.

Veja os 10 carros com nota zero, conforme publicado em reportagem do site G1 , neste dia 30:

Citroën C3 Aircross, teste em 2024

Proteção para adultos: 33%;
Proteção para crianças: 11%;
Proteção para impacto com pedestres: 50%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 35% dos impactos.

Citroën C3, teste em 2023

Proteção para adultos: 31%;
Proteção para crianças: 12%;
Proteção para impacto com pedestres: 50%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 35% dos impactos.

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citroen c3 2024 

Jac E-JS1, teste em 2022

Proteção para adultos: 0%;
Proteção para crianças: 6%;
Proteção para impacto com pedestres: 20%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 7% dos impactos.

Renault Duster, teste em 2021

Proteção para adultos: 29%;
Proteção para crianças: 23%;
Proteção para impacto com pedestres: 51%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 35% dos impactos.

novo renault duster 2021
novo renault duster 2021

Fiat Argo e Cronos, teste em 2021

Proteção para adultos: 24%;
Proteção para crianças: 10%;
Proteção para impacto com pedestres: 37%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 7% dos impactos.

argo tributo 1

Kia Sportage, teste em 2021

Proteção para adultos: 48%;
Proteção para crianças: 15%;
Proteção para impacto com pedestres: 58%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 7% dos impactos.

Hyundai HB20, teste em 2020

Proteção para adultos: 19%;
Proteção para crianças: 10%;
Proteção para impacto com pedestres: 43%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 14% dos impactos.

hyundai hb20 10 tgdi 2020 avaliação na 46
hyundai hb20 10 tgdi 2020 avaliação na 46

Ford Ka Hatchback e Sedan, teste em 2020

Proteção para adultos: 34%;
Proteção para crianças: 9%;
Proteção para impacto com pedestres: 50%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 7% dos impactos.

 

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.