A Mitsubishi L200 Triton entrou para a história ao conquistar a pontuação máxima de cinco estrelas nos testes do Latin NCAP, com base nos rigorosos protocolos em vigor desde 2020.
Este é um marco significativo, principalmente porque a versão de 2019 do modelo havia recebido nota zero, destacando o avanço em segurança promovido pela marca.
Os testes realizados pelo Latin NCAP avaliam a proteção de motoristas, passageiros e pedestres, além de verificar a eficácia de sistemas de assistência à segurança.
Esses testes simulam colisões reais usando veículos de produção, proporcionando uma análise confiável do desempenho de cada modelo em situações críticas. A pontuação varia de zero a cinco estrelas, e quanto mais alta, maior a segurança oferecida.
Enquanto a L200 celebra seu desempenho exemplar, outros modelos decepcionaram nos testes recentes. O Citroën C3 Aircross, por exemplo, obteve resultados preocupantes.
Apesar de proteger a cabeça e pescoço do motorista em impactos frontais, não garantiu proteção suficiente para o tórax. O veículo também falhou ao não oferecer um sistema que permita desligar o airbag do passageiro, comprometendo a segurança de crianças em cadeirinhas.
A proteção geral para adultos foi avaliada em 33%, e para crianças, apenas 11%.
Outro destaque negativo é o Jac E-JS1, um carro elétrico que apresentou falhas graves na proteção ao tórax do motorista e passageiro em impactos laterais e frontais, alcançando proteção nula para adultos e apenas 6% para crianças.
Além disso, problemas na fixação das cadeirinhas infantis e na estrutura do habitáculo foram relatados.
Modelos populares como Fiat Argo e Cronos também figuraram entre os mal avaliados. Ambos receberam apenas 24% de proteção para adultos e 10% para crianças, com falhas notáveis na proteção do tórax e nas instruções de instalação de cadeirinhas.
Situação semelhante ocorreu com o Renault Duster, que apesar de proteger parcialmente os ocupantes, não suportou impactos mais severos, registrando até vazamento de combustível.
Veja os 10 carros com nota zero, conforme publicado em reportagem do site G1, neste dia 30:
Citroën C3 Aircross, teste em 2024
Proteção para adultos: 33%;
Proteção para crianças: 11%;
Proteção para impacto com pedestres: 50%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 35% dos impactos.
Citroën C3, teste em 2023
Proteção para adultos: 31%;
Proteção para crianças: 12%;
Proteção para impacto com pedestres: 50%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 35% dos impactos.
Jac E-JS1, teste em 2022
Proteção para adultos: 0%;
Proteção para crianças: 6%;
Proteção para impacto com pedestres: 20%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 7% dos impactos.
Renault Duster, teste em 2021
Proteção para adultos: 29%;
Proteção para crianças: 23%;
Proteção para impacto com pedestres: 51%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 35% dos impactos.
Fiat Argo e Cronos, teste em 2021
Proteção para adultos: 24%;
Proteção para crianças: 10%;
Proteção para impacto com pedestres: 37%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 7% dos impactos.
Kia Sportage, teste em 2021
Proteção para adultos: 48%;
Proteção para crianças: 15%;
Proteção para impacto com pedestres: 58%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 7% dos impactos.
Hyundai HB20, teste em 2020
Proteção para adultos: 19%;
Proteção para crianças: 10%;
Proteção para impacto com pedestres: 43%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 14% dos impactos.
Ford Ka Hatchback e Sedan, teste em 2020
Proteção para adultos: 34%;
Proteção para crianças: 9%;
Proteção para impacto com pedestres: 50%;
Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 7% dos impactos.
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