
Você já leu aqui que Jim Farley quer sua própria “reciprocidade” em relação aos carros chineses e apresentou a ideia ao governo americano de que libere as marcas do gigante asiático, mas mediante joint ventures controladas por Detroit.
Caso o atual governo americano aceite a ideia de Farley, quais marcas chinesas seriam levadas aos EUA para produzirem e venderem por lá seus carros, sempre associadas às americanas?
Como já falamos, a ideia é semelhante à política chinesa inicial, onde para vender na China, as montadoras estrangeiras deveriam se associar a empresas locais e compartilhar sua tecnologia.

Esse “offset” é que o chefe da Ford propõe e se a Casa Branca der sinal verde, a montadora de Dearborn poderia levar para os states sua sócia chinesa Changan, por meio da JMC.
Veja também
Obviamente, Farley não poderia pensar em outra chinesa, afinal, a Changan-JMC poderia se sentir traída e pedir o “divórcio”, o que acabaria com coisas como o Ford Mondeo e o Bronco chinês, por exemplo.
No caso da Changan, a Ford se beneficiaria muito com as tecnologias da linha Avatr, por exemplo, assim como pela ampla gama de comerciais leves da JMC.

Até mesmo seus carros chineses já citados, assim como outros, não teriam problemas no mercado americano. No caso do Taurus, menos ainda…
E a GM? A outra gigante de Detroit atuaria certamente com algo mais popular, impulsionando a SAIC para vender seus carros da Wuling e Baojun nos EUA.

Certos modelos das duas marcas, como conhecemos aqui no Brasil, são vendidos como Chevrolet e poderiam ser bem aceitos na “América”.
Já a Stellantis nem poderia pensar em outra marca que não fosse a Leapmotor, da qual tem mais de 21% das ações, incluindo-as em suas operações internacionais.

A Tesla, embora não seja uma das Big Three, teria certamente o “direito” de levar sua chinesa e não duvidaríamos se Elon Musk convidasse Wang Chuanfu para “dominar” os carros eletrificados na América.
Com tal convite, a BYD se sentiria altamente atraída ao negócio, mesmo que a Tesla tivesse 51% das ações. Rivian com Xpeng ou Xiaomi? Só o tempo diria. Mas, e as demais montadoras instaladas nos EUA? Elas nem foram citadas…
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










