Se o vidro laminado é mais seguro, por que ele é colocado só no parabrisa?

parabrisa laminado

A grande maioria dos carros que rodam pelo Brasil, tem parabrisa feito com vidro laminado.

O uso deste tipo de vidro se tornou obrigatório em nosso país em 1991, por causa da resolução 710 do Contran, de 1988.

O vidro laminado é na verdade duas lâminas de vidro comum, unidas por uma película de um plástico bem resistente.

Em caso de acidente, o vidro se estilhaça todo, mas fica colado nessa película de plástico, sem se projetar para cima dos ocupantes, o que poderia causar danos graves.

É um tipo de vidro muito mais seguro, mas só se os ocupantes estiverem usando o cinto de segurança.

Pois se eles estiverem sem cinto, podem se ferir muito mais gravemente ao entrar em contato com o parabrisa, por causa de pedaços longos e cortantes que se formam.

As características do vidro laminado são:

  • Ele é resistente e reduz o risco de lesões.
  • Tem poucos fragmentos cortantes, o que é seguro.
  • Evita até 99% dos raios UV, protegendo pessoas e locais.

Os benefícios do vidro laminado:

  • Ele torna o ambiente mais seguro.
  • Oferece conforto acústico, reduzindo ruídos.
  • É durável, o que significa menos trocas.

Em carros mais baratos, o vidro laminado é colocado somente na frente, por questões de custo, pois ele é bem mais caro do que o vidro temperado comum.

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o vidro laminado não é usado somente no parabrisa, nos carros, hoje em dia.

Muitos modelos já saem de fábrica com vidros laminados nas laterais, também.

Uma pesquisa feita pela associação AAA , a American Automobile Association, mostrou que lá em 2018, cerca de 33% dos carros vendidos nos Estados Unidos já saíam com esses vidros laminados laterais.

O objetivo das montadoras, de colocar esses vidros nas laterais, é de proteger os ocupantes de serem ejetados para fora do carro, em caso de acidentes em altas velocidades, ou mesmo em capotamentos.

Se a pessoa estiver sem cinto de segurança, sabemos que em capotamentos, ela quase que sempre é ejetada para fora.

Mas o relatório do link acima, da AAA, mostra que esses vidros laminados nas portas, por exemplo, dificultam muito a quebra do vidro em caso de o carro cair dentro de um rio, ou lago.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.