A grande maioria dos carros que rodam pelo Brasil, tem parabrisa feito com vidro laminado.
O uso deste tipo de vidro se tornou obrigatório em nosso país em 1991, por causa da resolução 710 do Contran, de 1988.
O vidro laminado é na verdade duas lâminas de vidro comum, unidas por uma película de um plástico bem resistente.
Em caso de acidente, o vidro se estilhaça todo, mas fica colado nessa película de plástico, sem se projetar para cima dos ocupantes, o que poderia causar danos graves.
É um tipo de vidro muito mais seguro, mas só se os ocupantes estiverem usando o cinto de segurança.
Pois se eles estiverem sem cinto, podem se ferir muito mais gravemente ao entrar em contato com o parabrisa, por causa de pedaços longos e cortantes que se formam.
As características do vidro laminado são:
- Ele é resistente e reduz o risco de lesões.
- Tem poucos fragmentos cortantes, o que é seguro.
- Evita até 99% dos raios UV, protegendo pessoas e locais.
Os benefícios do vidro laminado:
- Ele torna o ambiente mais seguro.
- Oferece conforto acústico, reduzindo ruídos.
- É durável, o que significa menos trocas.
Em carros mais baratos, o vidro laminado é colocado somente na frente, por questões de custo, pois ele é bem mais caro do que o vidro temperado comum.
Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o vidro laminado não é usado somente no parabrisa, nos carros, hoje em dia.
Muitos modelos já saem de fábrica com vidros laminados nas laterais, também.
Uma pesquisa feita pela associação AAA, a American Automobile Association, mostrou que lá em 2018, cerca de 33% dos carros vendidos nos Estados Unidos já saíam com esses vidros laminados laterais.
O objetivo das montadoras, de colocar esses vidros nas laterais, é de proteger os ocupantes de serem ejetados para fora do carro, em caso de acidentes em altas velocidades, ou mesmo em capotamentos.
Se a pessoa estiver sem cinto de segurança, sabemos que em capotamentos, ela quase que sempre é ejetada para fora.
Mas o relatório do link acima, da AAA, mostra que esses vidros laminados nas portas, por exemplo, dificultam muito a quebra do vidro em caso de o carro cair dentro de um rio, ou lago.
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