Seat morre para carros e poderá vender somente motos elétricas

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A Seat vendeu aqui entre 1995 e 2002, quando emplacou carros como Ibiza, Córdoba, Inca (van Caddy) e a Córdoba Vario, elegante perua compacta, restando então somente um espaço vazio com promessas de retorno no Salão do Automóvel nos anos seguintes.

Agora, mesmo se quisesse, a filial brasileira não teria como retornar com a marca espanhola, uma vez que o destino dela já foi traçado, sairá completamente da venda de automóveis após 70 anos.

Para os compradores espanhóis mais fiéis, será um duro golpe, mas a Volkswagen dá como compensação a marca irmã da Seat, a Cupra, que vem fazendo sucesso na Europa e é a marca que mais cresce no grupo.

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A Sociedad Española de Automóviles de Turismo ou Sociedade Espanhola de Automóveis de Turismo já teve ligação forte com a Fiat e vendeu o Panda espanhol, porém, com a aquisição do controle nos anos 90, passou a integrar a rede da alemã.

Com o último lançamento ocorrendo em 2020, com o atual León, a Seat agora terá outro destino que, segundo Thomas Schäfer, será vender outro tipo de produto.

Sem os carros, a única atuação conhecida da Seat é no mercado de duas rodas com scooters e patinetes elétricos, sendo que um deles é a Seat MÓ eScooter 125.

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Tendo autonomia de 137 km e velocidade máxima de 95 km/h, usando um motor de 12 cavalos e bateria de lítio, além de suspensão traseira monobraço e bom espaço sob o assento duplo.

Enquanto os espanhóis vislumbram o fim da Seat entre os carros, a Cupra reforça sua proposta com um visual agressivo e proposta mista de híbridos e elétricos.

Modelos como Tavascan, Formentor e Born são os principais destaques, mas a nova bandeira espanhola perderá seus modelos derivados da Seat, como León, León Sportstourer e Ateca, enquanto a promessa dos modelos Raval (ex-Urban Rebel) e Dark Rebel, tomarão seus lugares adiante.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X