Sedã elétrico Avatr 06 com apenas 1.000 km rodados pega fogo e fabricante fica em silêncio

avatr incendio (1)
avatr incendio (1)

Um incidente envolvendo o sedã elétrico Avatr 06 chamou a atenção na China após o veículo pegar fogo enquanto estava estacionado, atingindo outros sete carros ao redor.

O caso ocorreu na noite do dia 5 de outubro, na Vila Dongbi, em Ningde, província de Fujian, e rapidamente viralizou nas redes sociais locais.

Segundo os primeiros relatos, ninguém ficou ferido, mas os danos materiais foram significativos, incluindo modelos de marcas como Audi , BMW, Mazda e Aion.

O veículo em questão havia sido adquirido no dia 28 de agosto, ou seja, tinha apenas um mês e meio de uso e pouco mais de 1.000 km rodados.

Veja também

De acordo com a proprietária, o aplicativo oficial da Avatr indicou que, momentos antes do incêndio, a temperatura interna do carro havia atingido preocupantes 76,4 graus Celsius.

avatr incendio (2)
avatr incendio (2)

A fumaça teria começado a sair da área do banco do carona, e rapidamente evoluiu para um incêndio de grandes proporções.

Ainda não se sabe a causa exata do fogo. Fontes próximas à fabricante sugerem que havia uma quantidade considerável de acessórios no console central do veículo, o que levantou hipóteses curiosas.

Um blogueiro automotivo local, Yu Dianke, chegou a sugerir que a combinação de objetos brilhantes poderia ter refletido e concentrado luz solar, iniciando o fogo.

Outra teoria em discussão seria a explosão de um frasco de perfume deixado no interior do carro.

Apesar das suposições, até o momento, nem a Avatr, nem a Changan ou a CATL — que fabrica as baterias do modelo — divulgaram posicionamentos oficiais sobre o ocorrido.

avatr incendio (3)
avatr incendio (3)

A dona do carro afirmou que a empresa já entrou em contato para tratar do caso, prometendo lidar com a situação de forma apropriada.

O Avatr 06 foi lançado na China em abril de 2025, com versões totalmente elétricas e EREV (híbridas com extensor de autonomia).

A versão elétrica usa uma bateria LFP da CATL de 72,88 kWh e sistema de 800V, com promessa de alta resistência térmica e proteção contra sobrecorrente.

Ainda assim, esse é o primeiro relato de incêndio envolvendo o modelo, que até então vinha ganhando mercado — foram mais de 24 mil unidades vendidas entre abril e agosto.

Com preços entre 209.900 e 279.900 yuans (cerca de R$ 148 mil a R$ 198 mil), o Avatr 06 tem proposta de sofisticação com performance.

O modelo pode ter até 590 cavalos na versão de tração integral com dois motores. Já a versão EREV conta com motor elétrico de 310 cavalos, aliado a um gerador a gasolina de 1.5 litro.

Enquanto especialistas aguardam os laudos técnicos e um posicionamento claro da fabricante, o incidente acendeu o alerta para os riscos não apenas das baterias de carros elétricos, mas também do uso indevido de acessórios, como objetos reflexivos, que podem transformar o interior do carro em uma armadilha térmica.

Para um modelo recém-lançado com aspirações tecnológicas, a cena de um Avatr 06 em chamas é um duro golpe de imagem — ainda mais quando leva sete vizinhos junto.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.