Muitos motoristas confiam em seus dispositivos de navegação e em alguns casos, seguem cegamente o que o GPS traça como a rota mais rápida para se chegar ao destino almejado, mas muitas vezes sabemos que ele nos leva para armadilhas.
Sejam passando em regiões criminalmente perigosas ou mesmo por caminhos intransitáveis e de alto risco à segurança dos ocupantes, não se pode entregar totalmente ao que o dispositivo de navegação indica no painel ou no smartphone.
No Oregon, estado ao norte da Califórnia, onde suas densas florestas se tornam armadilhas no inverno, 20 motoristas foram parar simplesmente na pior rota que poderiam imaginar, segundo o jornal News Nation.
Para economizar alguns minutos de viagem, 20 carros decidiram seguir o GPS e caíram na Ruckle Road, uma estrada classificada como sem manutenção durante o inverno e com a enorme precipitação de neve na região, em 20 de novembro, eles foram pegos de surpresa.
Com nele alta, os carros ficaram presos na referida estrada e graças ao sistema de SOS de um smartphone da Apple, o iPhone, é claro, as autoridades do Condado de Union ficaram sabendo do ocorrido.
O sinal foi rastreado até o local, sendo necessária a ajuda da Union County Search and Rescue para resgatar os motoristas e seus carros da estrada, completamente intransitável nessa época do ano.
Com temperaturas baixíssimas, caso não conseguissem contatos, teriam muitos problemas com hipotermia ou mesmo morte sob a neve intensa. Para se ter uma ideia do problema em que estes motoristas se meteram, guiados por GPS, a equipe de resgate não deu conta.
Assim, o xerife do condado pediu ajuda ao pessoal da Union Country Public Works para levar seus veículos mais especializados em obras para ajudar na remoção dos carros atolados em lama e neve.
Aqui no Brasil não temos neve como em Oregon, mas temos as BR’s da vida que cruzam a região amazônica, com trechos extensos intransitáveis e onde, geralmente, quem resgata são os donos de picapes 4×4 com tanques de lastro para ganhar tração num verdadeiro mar de lama.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!