A frota de exportação da China está aumentando na medida que a produção de carros elétricos e híbridos se amplia, com ênfase em outros mercados, como o Brasil, onde recentemente o BYD Shenzhen chegou com 7.000 carros.
Por lá, a BYD colocou no mar seu segundo meganavio de 9.200 carros, o BYD Xi’an, equivalente em tamanho e capacidade de carga ao Shenzhen que, como visto, não atracou em Itajaí–SC com sua capacidade máxima.
O Xi’an iniciou sua operação no dia 21 de junho e está pronto para transportar mais carros para outros países e regiões, como a Europa, mas ainda não se sabe qual será a rota atendida.
Ele pode mesmo vir ao Brasil, como o Shenzhen, que se tornou o principal destino de carros chineses no mundo. Como comprovado pela operação em Santa Catarina, esse tipo de embarcação poderá frequentemente estar trazendo mais carros da marca.
Com 219 m de comprimento e 38 m de boca (largura), o Xi’an é outro transportador de automóveis chinês abastecido com GNL, gás natural liquefeito, reduzindo a pegada de carbono emitida durante a travessia.
Tendo uma frota de sete navios, sendo dois deles para 9.200 carros e os demais para 7.000, a BYD quer continuar elevando suas exportações que, em 2025, já cresceram 133,6% com 88.640 veículos enviados ao exterior até maio.
Maior fabricante de carros eletrificados do mundo, a BYD não deve ampliar sua frota de ro-ro por ora, pelo que se sabe, mas no total, estes navios podem levar, ao mesmo tempo, 53.400 carros.
Por aqui, a BYD iniciará a produção de carros nesta semana, mais precisamente no dia 25 de junho, mas não será um processo completo, iniciando com a montagem SKD, significando um movimento contínuo de navios entre a China e o Brasil.
Então, por um bom tempo, veremos navios como o BYD Xi’an trazendo mais carros e outros desembarcando peças e componentes para completar os veículos em Camaçari-BA.
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